Revitalização: começa instalação de novo piso nas calçadas do terceiro quarteirão da Amando de Barros

Rua Amando de Barros - 17-06 - Foto Carlos Pessoa (13) (Custom)O trabalho de revitalização da Rua Amando de Barros, no terceiro quarteirão entre as ruas Siqueira Campos e Moraes Barros, avança com o trabalho de instalação do piso intertravado [drenante e antiderrapante].

O serviço já foi iniciado e deverá se estender pelo final de semana, com previsão de conclusão até a próxima terça-feira (21). Ao mesmo tempo, funcionários da Secretaria de Obras agora trabalham na construção das rampas de acessibilidade para deficientes físicos nas esquinas dos dois primeiros quarteirões, entre as ruas Coronel Fonseca e Siqueira Campos.

“O tempo seco nos permitiu avançar com os serviços dentro do cronograma que havíamos estabelecido. As pessoas que circulam pela Amando têm elogiado as mudanças e as melhorias que o projeto trará para o principal corredor comercial da cidade”, afirma o secretário municipal de Obras, Rafael Athanazio.

Rua Amando de Barros - 17-06 - Foto Carlos Pessoa (27) (Custom)Nos dois primeiros quarteirões, onde o trabalho já se encontra em estágio mais avançado, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) da Secretaria de Mobilidade Urbana já realizou a sinalização de solo com a pintura de faixas de pedestre e “PARE” nas esquinas. Também já foram instaladas placas de proibido parar e estacionar no lado esquerdo de quem desce a Amando.

A empresa Auto Parque do Brasil, responsável pela administração da Zona Azul Eletrônica, fez a instalação das placas que regulamentam o uso dos parquímetros e já pintou as vagas de estacionamento, incluindo aquelas destinadas para idosos e deficientes.

A empresa Semam Terraplenagem e Pavimentação concluiu o recapeamento asfáltico do trecho entre as ruas Coronel Fonseca e Siqueira Campos e da rua Velho Cardoso, entre as ruas Curuzu e Cardoso de Almeida.

A previsão da Secretaria de Obras é que, dentro de 15 dias, seja possível concluir os dois primeiros quarteirões que servirão de referência para a população conhecer a transformação que acontecerá na Amando. Ainda faltam ser instalados bancos, lixeiras, guarda corpo com floreiras, paisagismo e nova iluminação.

Rua Amando de Barros - 17-06 - Foto Carlos Pessoa (3) (Custom)

Sobre a revitalização

Rua Amando de Barros - 17-06 - Foto Carlos Pessoa (23) (Custom)Além da ampliação das calçadas, a revitalização da Rua Amando de Barros fará com que o estacionamento de veículos passe a acontecer em apenas um dos lados da via, com ampliação da pista de rolamento de 3,55m para algo em torno de 4 metros. Também será feita a recuperação da pavimentação asfáltica em toda extensão da via, desde o Lavapés até o Largo do Paratodos.

A compactação da rede elétrica e telefônica só terá início depois que a CPFL concluir a substituição de alguns postes e transformadores. O recapeamento total da Rua Amando, bem como a instalação dos semáforos, acontecerá apenas na reta final das obras. Também está prevista a implantação de câmeras de monitoramento para reforçar a segurança no local. Haverá reforço no sistema de iluminação, com utilização de lâmpadas mais potentes, econômicas e eficientes.

A revitalização, que se estenderá até o cruzamento com a Rua Visconde do Rio Branco, deverá ser concluída até meados do mês de setembro, se as condições climáticas continuarem favoráveis.