Representantes visitam sistema de monitoramento de Santos

O secretário municipal de Planejamento, Carlos Eduardo Colenci e o assessor de Segurança de Botucatu, Paulo Renato da Silva realizaram na última segunda-feira (24) uma visita ao Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM) da cidade de Santos, onde foram recebidos pelo secretário de Segurança, Renato Penteado Perreno e o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) Mauricio Soares de Novaes.

O Sistema Informatizado de Monitoramento de Santos funciona há cinco anos e atualmente conta com 36 câmeras de alta resolução que monitoram as entradas e saídas da cidade, as principais avenidas e toda orla da praia.
Segundo Paulo Renato da Silva, esta visita agrega conhecimentos para o Centro de Operações de Monitoramento que será implantado em Botucatu. “Em Santos depois da implantação do sistema de monitoramento, os índices de criminalidades caíram 70%. Em Botucatu já temos seis câmeras de alta resolução, mais o monitoramento realizado no Terminal Rodoviário. Nosso principal objetivo é montar este espaço para concentrar todas as câmeras, não só das ruas, mas também de prédios públicos e reduzir ainda mais os índices de criminalidade em nossa Cidade”, explica.

Além do Sistema Informatizado de Monitoramento, os representantes de Botucatu também visitaram os centros de operações de Jundiaí, Rio de Janeiro e na próxima semana é a vez de conhecer o de Bragança Paulista.
Ainda de acordo com o assessor de Segurança, o Centro de Operações de Botucatu que será instalada no prédio da Prefeitura Municipal, deverá futuramente também realizar o monitoramento das escolas municipais que possuem câmeras e dos ônibus que circulam pela Cidade por meio de GPS. “No futuro também pretendemos agregar o monitoramento aos atendimentos dos serviços de defesa social como o trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entre outros”, finaliza Paulo Renato.