Reforma e revitalização da Praça Isabel Arruda começa na próxima segunda-feira (15)

Reforma praça isabel arruda - foto Carlos Pessoa (2)Terão início na próxima segunda-feira (15), as obras de reforma e revitalização da Praça Isabel Arruda, uma das mais antigas e tradicionais da região central da cidade. Os serviços serão executados pela empresa Tecnoplan Planejamento e Empreendimentos Ltda., com valor total de R$ 477.571,96. O prazo para conclusão é de 180 dias.

Por conta da obra, algumas modificações tiveram que ser feitas no local. Os trailers de lanche serão deslocados temporariamente para o Largo da Catedral. O ponto de taxi foi remanejado para a Avenida Dom Lúcio. Nesta sexta-feira (12), equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana trabalhavam na pintura da sinalização e delimitação das vagas. Também foi iniciada a instalação da estrutura do semáforo que passará a funcionar no cruzamento da Dom Lúcio com a Rua José dal Farra.

Aberta em 1903 para embelezar a Santa Casa de Misericordia, um dos maiores orgulhos da época, a Praça Isabel Arruda foi perdendo muito da beleza com o passar do tempo. A recuperação do prédio do antigo Fórum para abrigar um ramal da Pinacoteca do Estado, localizado nas imediações, também incentivou o governo municipal a investir na remodelação da praça.

Reforma praça isabel arruda - foto Carlos Pessoa (3)Além da substituição da pedra portuguesa por material intertravado permeável, a praça também ganhará piso tátil direcional, rampas de acessibilidade, novos bancos (86), jardineiras (10), lixeiras, bebedouros, playground, dois bicicletários (24 vagas) e áreas de convivência. O sistema de iluminação será modernizado com utilização de lâmpadas mais eficientes e econômicas.

As áreas de estacionamento serão preservadas com vagas em 45 graus, com destinação de vagas preferenciais para idosos e deficientes físicos (7), táxis (7), motos (24) e veículos de pequeno e médio porte (29). Também está programada a mudança na mão de direção da Rua José Dal Farra que passará a ter sentido único subindo em direção à Avenida Dom Lúcio, onde será instalado um semáforo.

A Alameda República do Togo, que corta a Praça Isabel Arruda, passará por modificações e será preparada com toda infraestrutura para, num futuro próximo, acomodar os trailers que hoje ocupam a região central da cidade.