Recape da Major Matheus está em fase de conclusão

O recapeamento asfáltico promovido pela Prefeitura de Botucatu na Rua Major Matheus chega nesta quinta-feira (12) com cerca de 200 metros de extensão para serem concluídos, ou seja, até a altura do Pontilhão Arlindo Granado, cruzamento com a Rua Benjamin Constant e início da Avenida Vital Brazil. Nesta quarta-feira (11), a equipe da Secretaria de Obras utilizou mais 129 toneladas de massa asfáltica [totalizando 911 toneladas do início da obra até o momento] para recuperar quase dois quarteirões da Major, entre a Rua Cruz Pereira até pouco depois do cruzamento com a Rua Galvão Severino.

“Nesta quarta contamos com o apoio de viaturas da Guarda Civil Municipal e Semutran, que nos ajudaram no fluxo do trânsito. Se não chover, há possibilidade de terminarmos o recape da Major, no sentido Centro, ainda nesta quinta. Por isso continuamos a pedir um pouco mais de compreensão por parte da população, que deve continuar a buscar rotas alternativas como o Elevado Bento Natel. Sabemos que é uma obra que causa transtornos, e por isso estamos optando em realizá-la apenas no período da manhã. Temos certeza que este é um sacrifício, mas com uma recompensa para quem utiliza essa importante via de ligação da Cidade diariamente”, argumenta o secretário municipal de Obras, André Peres, que acompanhou os serviços ao lado do secretário municipal de Governo, Caco Colenci.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) foi necessário modificar o itinerário do transporte coletivo que desce a Rua Major Matheus. Os ônibus seguiram pela Rua Bras de Assis até o Elevado Bento Natel, retornando pela Rodoviária até a Rua Tiradentes e depois seguindo o itinerário normal. A mudança atinge as seguintes linhas: 101 – Marajoara / Jd. Paraíso; 102 – Jd. Brasil / Vl. Paulista; 105 – Sesi / Vl. Paulista; 106 – Comerciários / Continental; 109 – Jd. Cambuí / Centro; 112 – Lageado / Centro; 201 – Cohab / Jd. Paraíso – Monte Mor; 205 – Cohab / Vl. Paulista; 206 – Monte Mor / Shopping e 212 – Unesp – Café Tesouro.

 

Sobre a obra

Estão sendo recapeados pouco mais de 11,5 mil metros quadrados da Major Matheus, no trecho da Rua Dr. João Cândido Villas Boas até a Rua Benjamin Constant. A Rua Cruz Pereira, que cruza a Major Matheus, no trecho entre as ruas Rodrigues César e Tenente João Francisco, também receberá asfalto novo em cerca de 1.900 metros quadrados. A Secretaria de Obras calcula utilizar 1.200 toneladas de massa asfáltica nestes dois trechos, investindo cerca de R$ 300 mil.

Demanda antiga da população, o recape da Major Matheus foi viabilizado através de convênio com o Ministério das Cidades, que ao longo de 2014 também contemplou a recuperação de outro conjunto de ruas do Jardim Flamboyant e Vila Pinheiro. Os recursos liberados pelo Governo Federal para estas obras de infraestrutura em Botucatu ultrapassam os R$ 473 mil. Há quase 10 anos a região da Rua Major Matheus não passava por recape completo.

 

Recape pós-carnaval

Com recursos próprios, a Secretaria de Obras também promoverá logo após o carnaval o recapeamento asfáltico da Major Matheus, desta vez no sentido de quem segue para a  região Norte: trecho de subida do Pontilhão, passando pela Rua Vitor Atti, até o entroncamento com a Rua Tenente João Francisco.

Outro trecho que será recuperado, e que não estava previsto inicialmente, será o da Rua Galvão Severino, entre a Major Matheus e Tenente João Francisco.