Prefeitura toma posse do prédio do antigo Cine Neli

Fotos: David Devidé

Na manhã desta sexta-feira, o prefeito municipal de Botucatu João Cury Neto, acompanhando de um Oficial de Justiça tomou posse definitiva do antigo prédio do Cine Neli, que passou a ser incorporado ao patrimônio público.  A posse desse prédio que pertencia ao Teatro Amador da Escola Normal “Dr. Cardoso de Almeida” (Taenca), estava na Justiça.

Isso porque em uma votação realizada em fevereiro deste ano, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseccão de Botucatu, por 11 votos a 06, entre 17 (votos) possíveis a diretoria se mostrou favorável a dissolução do Taenca para que o prédio pudesse ser usado para outros fins e incorporado ao patrimônio da Prefeitura Municipal de Botucatu para uso público.  Porém foi impetrado um recurso para anular a votação e reaver o prédio, mas o juiz Fábio Fernandes Lima, da 2ª Vara Cível da Comarca de Botucatu, garantiu à Prefeitura o direito de posse.

Entre os argumentos da ação está a de que a entidade, por muitos anos ficou desativada, e decidiu encerrar suas atividades em assembleia realizada em 8 de fevereiro deste ano. Em sua decisão, o juiz cita que há “prova inequívoca de que a associação donatária (Taenca) já não mantinha mais suas atividades, caracterizada a dissolução de fato, que justifica a retomada do imóvel doado”.

“Não queríamos que o processo fosse dessa forma (decidido na Justiça).  O prédio do antigo Cine Neli não estava mais sendo usado pelo Taenca e nós só estamos devolvendo à população um patrimônio que é dela. Pagamos as dívidas pendentes e vamos fazer  uma avaliação técnica com a  engenhara da Prefeitura e junto com a população buscar a melhor maneira de usar o prédio”, disse o prefeito João Cury.