Prefeitura revitaliza Praça no Jardim Eldorado

A praça em frente ? Escola Municipal de Ensino Fundamental “José Antonio Sartori” aguardava há alguns anos uma revitalização que de fato melhorasse o aspecto do local, um dos principais espaços de lazer da comunidade do Jardim Eldorado, região Norte de Botucatu. E o que antes era apenas concreto, sem graça, agora ganha um pouco mais de cor, alegria e vida.

Alunos, pais e profissionais da escola se reuniram este final de semana para a inauguração da praça, que ganhou canteiros gramados e novo paisagismo, que inclui a plantação de mudas de resedás e quaresmeiras. A parte elétrica foi aperfeiçoada, sendo possível assim a instalação do dobro do número postes de iluminação já existentes no local. As crianças também têm mais opções no playground, que ganhou novos brinquedos.

Claudia Costa Lopes, diretora da Sartori, diz que a revitalização da praça era solicitada pela comunidade desde 2007 e que agora os alunos participaram na concepção do remodelamento do espaço público. “Cada turma esboçou em um trabalho de classe o que os alunos queriam ver na praça. E a principal reclamação era a falta de árvores para fazer sombra durante o dia e uma iluminação reforçada ? noite. Nestes últimos dias já temos visto muitas mães brincando com seus filhos no final de tarde. Era isso que queríamos, que a comunidade voltasse a se encontrar na praça”, comenta.

Junto ? s mudas de árvores plantadas na praça, cada classe colocou uma placa com os nomes de seus alunos. Na semana passada outra ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente já havia beneficiado a escola Sartori que no seu redor recebeu o plantio de 40 mudas, em um verdadeiro “abraço verde”. Nele, os alunos se comprometem pelo período de dois anos a tomar conta da futura árvore.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Layre Colino Júnior, para revitalizar a praça foram investidos pouco mais de R$ 15 mil e utilizada mão de obra própria da pasta. “Esta é mais uma ação de um programa que estamos executando e que prevê até o final do ano o plantio de 10 mil mudas de árvores na Cidade, em parceria com a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), que tem desenvolvido um plano de arborização urbana para Botucatu. Também iremos receber da Secretaria de Educação o levantamento de todos os espaços verdes e praças próximas das unidades escolares que precisam ser revitalizados, sempre envolvendo a comunidade e estimulando a preservação ambiental”, destaca.