Prefeitura prioriza serviços de manutenção na cidade

 

Neste início de ano, a Secretaria Municipal de Infraestrutura tem dado prioridade aos serviços de manutenção da Cidade, antecipando-se ao período das chuvas. Um dos principais problemas desta época do ano é o mato alto.

Como Botucatu é o décimo maior município em extensão territorial do Estado de São Paulo, as equipes de limpeza pública se desdobram para manter em ordem as praças e canteiros das principais avenidas da Cidade através dos serviços de roçada e capinação. Praças como Alexandre Fleming e Isaltino Pereira, e as avenidas Conde de Serra Negra e Rafael Laurindo, por exemplo, já foram contempladas.

“Nesta época do ano o mato cresce muito rápido. Por isso neste início de ano temos dado prioridade aos locais mais críticos e onde há maior circulação de pessoas. Mas é importante também lembrar que a limpeza e manutenção das calçadas são de responsabilidade do proprietário do imóvel, passível até de multa. Se cada um fizer sua parte, o poder público consegue atender de forma mais ágil as demandas da população”, argumenta José Luiz Pereira, chefe da Divisão de Limpeza Pública.

Já o tradicional serviço de “tapa-buracos” tem percorrido ruas nos quatro cantos do Município. Bairros como Jardim Brasil, Bairro Alto, Jardim Continental, 24 de Maio, Santa Maria, Distrito de Vitoriana são alguns que já estão sendo atendidos. Por dia, a Secretaria de Infraestrutura tem utilizado cerca de 30 toneladas de massa asfáltica para corrigir as imperfeições do pavimento acentuadas neste período de chuvas.

Foto Igor Medeiros

Além disso, máquinas da Prefeitura atendem vias de acesso à zona rural e que precisam de manutenção constante para que os veículos possam se deslocar com tranquilidade e segurança.

Para que o volume de água não deteriore tão facilmente o asfalto, a Prefeitura conta com uma equipe exclusiva para limpeza de galerias e bueiros que possui um papel especial neste início de ano. A cada limpeza são retirados grandes volumes de terra e todo tipo de lixo que é jogado na rua, o que acaba entupindo a rede de dutos e prejudicando, consequentemente, a captação e distribuição da água das chuvas até os rios.

“Nos últimos anos construímos muitas praças, abrimos novas vias, implantamos mais de 30 km de galerias, mas precisamos acompanhar esse crescimento de Botucatu. Por isso uma das principais determinações do prefeito Mário Pardini é justamente priorizar e intensificar os trabalhos de zeladoria em nossa Cidade, tornando-a cada vez melhor e mais bonita”, afirma o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, André Peres.

Qualquer pessoa pode solicitar serviços de manutenção à Prefeitura de Botucatu diretamente à Secretaria Municipal de Infraestrutura, como também pelo Balcão da Cidadania.

 

Serviço

Secretaria de Infraestrutura

Av. Itália, s/nº – Lavapés

Tel.: 3882-0233 / 3882-0166

 

Balcão da Cidadania

Praça Pedro Torres, 100 – Centro

Tel.: (14) 3811-1401 / 3811-1431