Prefeitura nos Bairros reúne 1,5 mil moradores em Rubião

A Prefeitura de Botucatu promoveu na manhã do último domingo (18), nas dependências da escola João Queiroz Marques, em Rubião Júnior, a quarta edição do programa Prefeitura nos Bairros. Cerca de 1,5 mil moradores dos bairros que compõe o distrito passaram pelo evento organizado pela Secretaria Municipal de Descentralização e Participação Comunitária.

A população usufruiu de serviços e orientações de todas as secretarias da Prefeitura de Botucatu. A Saúde, como em edições anteriores, atraiu boa parte do público com aferições de pressão arterial, testes rápidos de diabetes, distribuição de preservativos e informações importantes para diagnóstico e tratamento precoce de doenças como a tuberculose e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Os presentes também puderam acompanhar e participar de atividades recreativas e culturais. Destaque para os contadores de histórias da Companhia de Teatro Chafariz que atraíram a atenção da criançada, e uma aula de zumba (dança fitness) com professores de uma academia da Cidade.

Como em outras as edições do Prefeitura nos Bairros, foi realizado o plantio de árvores de espécies nativas. Desta vez, oito mudas de magnólia foram plantadas na Rua Jairo Zucari, em frente ? escola João Queiroz Marques.

Atividades educativas junto ? s crianças, quick massagem, conscientização e captação de doadores de sangue, serviços de beleza (corte de cabelos e maquiagem), atendimento jurídico e oficinas culturais, complementaram a ação.

{n}Avaliação positiva{/n}

O ajudante-geral José Maria Rodrigues Dias foi ao Prefeitura nos Bairros acompanhado da filha. Enquanto ela participava das atividades dirigidas ? s crianças, ele aproveitou para tirar dúvidas trabalhistas com os juristas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “É uma iniciativa muito boa, facilita para quem trabalha a semana toda e não tem tempo. Também fiz exames de pressão e diabetes”, conta. “Aprovadíssimo, muito bem organizado”, parabeniza.

O estudante e auxiliar de escritório Adson Wendell aproveitou para conversar com o Prefeito João Cury Neto. “Rubião está crescendo demais, aprovo o governo do João (Cury). Ele é uma pessoa muito acessível e atenciosa, por isso aproveitei para pedir a ele que construa mais equipamentos de lazer e esporte aqui no bairro, como uma pista de skate”, declara. “Esse tipo de evento é muito bom, facilita o acesso, dá para conversar com tranquilidade com todos os secretários e com o prefeito”, completa.

Para o secretário municipal de Descentralização e Participação Comunitária, Paulo Sérgio Alves, o Prefeitura nos Bairros é uma oportunidade de oferecer ? população serviços e informações da Prefeitura. “Faz parte do Plano de Governo a aproximação com a população. Essa descentralização tem que ser constante”, avalia.

O Prefeito João Cury Neto destacou os investimentos que o distrito de Rubião Junior tem recebido como a duplicação da rodovia Antônio Butignoli, entre outros. Lembra que na última semana, através do Governo do Estado, construído uma nova escola em Rubião Júnior. Em 2012 reformado e ampliado a capacidade da creche João Rosseto.

“Além disso, teremos a construção de 570 casas populares e com isso uma nova linha de transporte e a implantação de infraestrutura completa, como galerias de águas pluviais e asfalto”, conta. “Quero parabenizar a toda a equipe da Prefeitura por proporcionar esse encontro entre o Poder Público e a população, pois ouvindo moradores é que podemos direcionar de melhor forma as ações e investimentos da Prefeitura”, finaliza.

{n}Sobre o programa {/n}

O programa Prefeitura nos Bairros foi instituído em 2013. Até o momento ele foi realizado em Vitoriana, Jardim Santa Elisa, Residencial Santa Maria e em Rubião Junior. De acordo com a Secretaria de Descentralização e Participação Comunitária – responsável pelo evento -, mais de 10 mil pessoas já foram atendidas somadas as quatro edições.

Ele é uma realização da Prefeitura de Botucatu e conta com parcerias da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sabesp, Caixa Econômica Federal, Cartório Eleitoral, Justiça Federal, Hemocentro, Procon, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio ? Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Fundo Social de Solidariedade, Instituto Embeleze, Café Tesouro, Escola de Formação Profissional em Beleza (Efac) e Câmara Municipal.