Prefeitura lança programa com foco na saúde do servidor

Fotos: Luiz Fernando

A Prefeitura de Botucatu, através das Secretarias de Administração e Saúde, e parceria da Associação dos Trabalhadores e Funcionários Públicos Municipais de Botucatu (ATFPMB), lançou na manhã desta quarta-feira (3) um programa direcionado ? saúde do servidor público municipal intitulado “De bem com a vida”. A apresentação oficial aconteceu no prédio da Prefeitura de Botucatu (Auditório Cyro Pires), ? s 9 horas, com a presença de várias pessoas interessadas.

O “De bem com a vida” é uma iniciativa do Poder Público que busca diagnosticar, precocemente, doenças crônicas como hipertensão e diabetes, além de outras disfunções que prejudicam o aparelho circulatório, e que juntas são responsáveis por um altíssimo índice de mortes no País e no mundo. Desde 2011 foram registrados cinco casos de princípio de infarto e dois óbitos de funcionários da Prefeitura relacionados a problemas cardíacos.

Sabendo que tais enfermidades estão estreitamente relacionadas a certos hábitos inseridos no cotidiano das pessoas como o tabagismo, bebida alcoólica, dietas inadequadas e falta de atividade física, a Prefeitura de Botucatu uniu-se ? ATFPMB no intuito de conscientizar os pouco mais de 2,2 mil servidores públicos municipais em torno da própria saúde.

Assim, um laboratório especializado, contratado pela ATFPMB, ficará responsável pela coleta de sangue no local de trabalho do servidor, com dia e horários agendados. Os exames apontarão os níveis de colesterol, glicose, triglicerídeos e plaquetas sanguíneas.

Qualquer alteração nos valores destes exames será avaliada por um médico da Prefeitura que indicará o melhor tratamento para o caso, inclusive com acompanhamento de um profissional da área de nutrição disponibilizado pela ATFPMB.

Os aposentados da Prefeitura de Botucatu também serão beneficiados pelo programa com a disponibilidade do serviço agendado de acupuntura através da assistente social da ATFPMB. O tratamento é indicado para dores crônicas no corpo como artrose e problemas de coluna.