Prefeitura integra mais 65 servidores concursados

A Prefeitura de Botucatu promove nesta semana a recepção do terceiro grupo de 65 novos servidores públicos municipais admitidos em 2014. A maioria está vinculada à Secretaria Municipal de Educação como atendentes de creche e professores, vagas criadas no concurso público realizado em fevereiro deste ano.

Outros aprovados em concursos anteriores também são convocados para suprir eventuais aposentadorias, exonerações e novas vagas criadas no Poder Público Municipal. Neste ano a Prefeitura de Botucatu já admitiu 164 pessoas para compor seu quadro de funcionários que hoje já passa dos 2,4 mil, o que a credencia como uma das maiores empregadoras e estimuladoras da economia da Cidade.

O programa de integração dos servidores públicos municipais é proposto pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Administração. Os admitidos recebem o Manual do Servidor Público e todas as informações sobre direitos, deveres, benefícios, planos de carreira, saúde do trabalhador, entre outros assuntos.

Também são organizadas dinâmicas de trabalho em equipes para estreitar ainda mais a relação entre os novos contratados. As atividades são conduzidas por Priscila Érica dos Reis Teixeira e José Antonio Bomnome, respectivamente psicóloga e responsável pela divisão de desenvolvimento de pessoal do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura. A associação (ATFPMB) e sindicato (Sispumb) dos servidores públicos municipais também participam da recepção aos novos contratados.

 

Saber servir

O secretário municipal da Administração, Ricardo Salaro, enaltece o esforço dos novos servidores em serem admitidos pela Prefeitura e deixa claro que trabalhar para a população é diferente. “Tem que vir com espírito de buscar solução à vida das pessoas. Para isso você tem que se sentir bem onde está trabalhando. Não é fácil, mas esta primeira acolhida é essencial para que estes novos servidores desempenhem com qualidade e orgulho suas atividades”, afirma.

O vice-prefeito Antonio Luiz Caldas Júnior, em nome do prefeito João Cury Neto,  também deu às boas vindas aos novos colegas de trabalho. Ele lembra que até 2009 a Prefeitura contabilizava 1.700 funcionários e hoje já são cerca de 700 a mais. “Isso vem para acompanhar a expansão dos serviços do Poder Público nos últimos cinco anos, principalmente em áreas como a Educação onde já abrimos mais de 2 mil vagas em creches”, argumenta.

 

Meritocracia e oportunidade

Uma das mensagens que mais marcaram a integração foi deixada por Reginaldo Mariano, diretor do Departamento de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Botucatu. Funcionário de carreira (entrou como gari há 29 anos), hoje ele ocupa, por meritocracia, um dos 167 cargos de confiança na Administração Municipal. “Por lei, 5% desses cargos de confiança dos municípios devem ser preenchidos por funcionários concursados. Em Botucatu estamos com 13%. Hoje faço a gestão do Fundo de Previdência dos servidores da Prefeitura, que já soma mais de R$ 40 milhões. Essa minha trajetória levo com orgulho e prova que ainda vale a pena ser servidor público”, comenta.

Este orgulho agora pode ser sentido Edilene Lucia Bortolozzo Vieira (37). Bióloga de formação, casada e mãe de um filho, agora ela irá trabalhar como monitora ambiental na Escola do Meio Ambiente, vinculada à Secretaria de Educação. “Estava no último mês do seguro-desemprego quando recebi a convocação referente a um concurso de 2010. Já estava preparada para enviar currículos para outros lugares. Agora vou trabalhar com aquilo que gosto. Foi uma bênção”, garante.

A Secretaria Municipal da Administração está finalizando o processo para a abertura de um novo concurso público, que deve ocorrer ainda neste ano. Por enquanto não há um número exato de vagas, mas elas irão contemplar diversas áreas do Poder Público Municipal domo Saúde, Educação e Segurança.