Prefeitura inaugura praças em Vitoriana e Rio Bonito

praca-de-vitoriana-foto-igor-medeiros-7A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Obras, promoveu no último domingo (18) a inauguração de mais duas praças no Município. Uma no distrito de Vitoriana e outra no bairro Rio Bonito. Além do prefeito João Cury Neto, os eventos contaram com a presença do secretário municipal de Obras, Rafael Athanazio, moradores e familiares de cada um dos homenageados que passaram a dar nome às praças.

Em Vitoriana a Praça Manoel Alves dos Santos foi construída ao lado da unidade de saúde do distrito, entre as ruas Duque de Caxias e Jaime Carnietto. O espaço conta contar com uma academia ao ar livre, playground, bebedouro, bancos e lixeiras padronizados em madeira, iluminação, rampas de acessibilidade e amplo paisagismo. O investimento do Poder Público foi da ordem de R$ 150 mil.

praca-pedro-rua-rio-bonito-foto-igor-medeiros-9Já no Rio Bonito a Praça Pedro Rua foi construída em frente à sede de campo da Associação Atlética Botucatuense. A área de lazer conta com playground, academia ao ar livre, bancos em concreto, lixeiras, rampas de acessibilidade, bebedouro, iluminação, paisagismo, além de um campo de malha. A obra é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Município e o responsável pelo loteamento Jaci Morgan.

O prefeito João Cury não mediu palavras para enaltecer os homenageados do dia, que trabalharam como servidores públicos municipais. Também valorizou o olhar que sua atual administração  tem dado às praças públicas. De 2009 até o momento, a Prefeitura de Botucatu já construiu ou revitalizou cerca de 30 praças, ampliando assim as opções de lazer na Cidade.

praca-de-vitoriana-foto-igor-medeiros-9“Antes eram espaços sem qualquer iluminação, com mato alto e muito descarte de lixo. E quando inauguramos ou revitalizamos uma praça nova o sentimento é o melhor possível pois estamos trazendo vida a lugares que antes estavam completamente abandonados. Praça é o lugar mais democrático de uma Cidade, onde não precisa de carteirinha para ser utilizada”, comenta.

“Apesar de gostar muito, também não somos um governo que só constrói praça. Em Vitoriana construímos um posto, uma quadra coberta, estamos reformando o CRAS, e investimos em infraestrutura. Tiramos até recursos da festa de aniversário da Cidade para recuperar a Rua Duque de Caxias, que sofria com enchentes em período de chuvas. Já o Rio Bonito sempre foi visto com potencial turístico, mas sequer tinha saneamento. Trouxemos esgoto ao bairro e agora estamos revitalizando a orla, que vai ficar muito mais segura com a instalação de câmeras de segurança”, complementou.

Sobre os homenageados

praca-de-vitoriana-foto-igor-medeiros-31Manoel Alves dos Santos – nasceu em 12 de janeiro de 1928, na cidade de Caculé, Bahia. Filho de Avelino Alves dos Santos e Maria de Jesus. Lavrador, mudou-se para Vitoriana no ano de 1957.

Em 18 de abril de 1959 casou-se com Maria Dionisia de Melo com quem teve 20 filhos, sendo que 11 já faleceram e os demais são Sueleni, Chirlei, Djalma, Adriana, Marcia, Angela, Felisberto e Marta. Teve 21 netos e seis bisnetos.

Trabalhou como jardineiro na Prefeitura de Botucatu, exercendo suas atividades na praça e ruas de Vitoriana, cuidando de tudo com zelo e dedicação. Faleceu no dia 7 de junho de 1995.

 

Pedro Rua – nasceu em 1909, no distrito de Vitoriana. Foi casado com Joana Rocha Rua. Da união nasceram os filhos Alcides, Geraldo, Faustino, Benissa, José Luiz e Maria Benedita. Atuou como lavrador e servidor público municipal, prestando serviços no Rio Bonito.

Colaborou muito com a Associação dos Trabalhadores e Funcionários Públicos Municipais da Prefeitura de Botucatu. Faleceu aos 70 anos de idade, no dia 16 de Janeiro de 1979, no Bairro do Lavapés, onde residia.