Prefeitura faz entrega de centro educacional e creche

Com a reforma e ampliação, o CEI e a creche ampliarão a capacidade de atendimento para 200 crianças, com recursos do tesouro municipal e investimento de R$ 608.411,81

 

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na  tarde desta sexta-feira (10),  o cerimonial de inauguração das novas instalações do Centro de Educação Infantil (CEI) “Professora Luíza de Campos Avellar Pires” e da creche “Dona Chafia Tanous Cury, que funcionam no Bairro do Lavapés. O evento contou com autoridades da cidade, entre elas o prefeito de Botucatu, João Cury Neto e a secretária municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira. 

Fundada em abril de 1987 como Casa da Criança do Bairro Lavapés, a antiga creche passou por ampliação e a partir de 1991 passou a ser denominada CEI (Centro de Educação Infantil), permitindo que além de crianças de 0 a 03 anos, a unidade também passasse a atender a Educação Infantil com classes de Etapas I e II com a faixa de idade entre 04 e 06 anos.

Desde então, a escola nunca passou por uma grande reforma e a ação do tempo contribuiu para um processo de degradação da estrutura e das condições gerais do prédio, dificultando o trabalho dos funcionários e causando desconforto às crianças atendidas. Em razão disso, a Secretaria Municipal de Educação decidiu priorizar a execução de obras no local. No final de 2014, por meio de processo licitatório, foi contratada a empresa Meneguim Engenharia Ltda. para realização dos serviços. As atividades tiveram que ser temporariamente transferidas para um imóvel alugado.

Com recursos do tesouro municipal foram investidos R$ 608.411,81 nas obras de reforma e ampliação que incluíram: reforço da estrutura do alicerce (escola e creche); troca do telhado (Creche); construção de um berçário novo; reforma dos banheiros, agora adaptados para o tamanho das crianças (vasos sanitários e pias); bebedouros; cozinha ampliada com despensa para alimentos e utensílios; construção de setor administrativo (secretaria, sala de direção e coordenação, sala de professores, banheiros para funcionários (um deles adaptado para pessoas com deficiência); cobertura desde a entrada, interligando os prédios da creche e da escola; reforma do parque e construção de um tanque de areia; construção de uma pista para velotrol (bicicletinhas) e troca dos brinquedos da área externa; instalação de forro no pátio. 

Também houve a necessidade de executar a troca das redes hidráulica e elétrica, restauração do piso de madeira das salas; pintura interna e externa em toda a escola, colocação de grama; alambrado entre a casa do caseiro e a escola; poda e retirada de árvores de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente.

Com a reforma e ampliação, o Centro de Educação Infantil (CEI) “Prof ª Luíza de Campos Avellar Pires” e a creche “Dona Chafia Tanous Cury ampliarão a capacidade de atendimento para 200 crianças, divididas entre Berçário I (4 meses à 01 ano), Berçário II (01 à 02 anos), Maternal I ( 02 anos), Maternal II( 03 anos) com horário Integral (das 7:00 às 17:00 horas) e as Etapas I e II das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

A diretora da unidade é a professora Maria Elvira Gurgel de Antoni e a coordenadora pedagógica é Verusca Gonçalves Antunes. A equipe conta ainda com nove professoras, nove atendentes de creche, cinco auxiliares de serviços gerais e um auxiliar de escritório.

Da assessoria