Prefeitura entrega 1ª etapa de revitalização da rua amando

Cidade
Prefeitura entrega 1ª etapa de revitalização da rua amando 06 setembro 2016

ENTREGA DA 1ª ETAPA DE REVITALIZAÇÃO DA RUA AMANDO FOTO IGOR MEDEIROS (24) (Custom)O dia 3 de setembro de 2016 vai ficar marcado na história de Botucatu. A Rua Amando de Barros [antiga Rua Riachuelo] finalmente está de cara nova. A primeira etapa de revitalização do principal corredor comercial da Cidade se estende entre as ruas Coronel Fonseca e Major Leonidas Cardoso.

População, representantes do Comércio e autoridades públicas da Cidade prestigiaram a festa, que contou com apresentações musicais da Orquestra de Violeiros da Afrape, Orquestra Infanto Juvenil da Afrape, Coral do Núcleo Assistencial Joanna de Angelis, Banda Marcial Botucatu e Corporação Musical Damião Pinheiro Machado.

A Praça Emílio Peduti (Bosque), onde se concentrou o evento, também recebeu melhorias com a instalação de mesas para disputas de partidas de damas e xadrez, construção de bebedouros [um deles para cães], limpeza dos monumentos, plantio de grama e flores, nova cobertura no ponto dos taxistas, entre outros pequenos serviços de reparo e manutenção.

ENTREGA DA 1ª ETAPA DE REVITALIZAÇÃO DA RUA AMANDO FOTO IGOR MEDEIROS (6) (Custom)As obras na Amando tiveram início no dia 30 de abril e consistiram em: ampliação das calçadas e instalação de piso intertravado [drenante e antiderrapante], rampas de acessibilidade, piso tátil para deficientes visuais, implantação de novas redes de água, bancos e lixeiras de madeira, reforço da iluminação [braços em “Y” com lâmpadas de 250 watts – vapor metálico / cor branca], recapeamento asfáltico e ampliação da pista de rolamento, novas sinalizações de trânsito e amplo paisagismo, com plantio de palmeiras ao longo da rua e pequenas floreiras instaladas nos guarda-corpos em cada uma das esquinas.

A segunda etapa de revitalização da Rua Amando de Barros deverá seguir com este mesmo padrão até o cruzamento com a Rua Visconde do Branco. Porém, o recape será executado em todo prolongamento da via, desde o seu início, na região do Lavapés. Com o tempo, também está prevista a implantação de câmeras de monitoramento para reforçar a segurança no local e compactação da fiação elétrica. O investimento estimado na Amando é de R$ 2 milhões, recursos dos cofres municipais.

Reconhecimento

ENTREGA DA 1ª ETAPA DE REVITALIZAÇÃO DA RUA AMANDO FOTO IGOR MEDEIROS (13) (Custom)O secretário municipal de Obras, Rafael Athanazio, não escondeu a emoção após quatro meses de intenso trabalho. Além do apoio do prefeito João Cury, ele elogiou a compreensão da população durante os serviços desta primeira etapa da revitalização da Amando e, principalmente, e a dedicação de todos os servidores da Secretaria de Obras, que, inclusive, ganharam uma placa de homenagem.

“Desde o começo a gente sempre prezou pela atenção ao comerciante, para que não tivesse tanto impacto no funcionamento das lojas. Por isso a gente sempre iniciava os trabalhos no sábado, no final da tarde, quando o comércio fechava, tentando minimizar os transtornos. A gente tinha uma insegurança por parte do comércio. Hoje a pergunta é: quando a revitalização vai chegar no meu quarteirão? Ou seja, passou de desconfiança para uma realidade. E todos os funcionários da Secretaria de Obras estão de parabéns. Sem eles a gente não faria metade do que a gente fez, no tempo e recurso que a gente tinha. As padarias e lanchonetes serviam um café, um pão com presunto ao funcionário, entendendo a dedicação deles durante a obra”, valoriza.

ENTREGA DA 1ª ETAPA DE REVITALIZAÇÃO DA RUA AMANDO FOTO IGOR MEDEIROS (32) (Custom)O prefeito João Cury lembrou que a revitalização da Amando sempre foi um sonho da população de Botucatu, mas que nunca havia sido tirado do papel. Para ele, os medos relacionados à complexidade da obra foram superados pela vontade de transformar para melhor a vida daquelas pessoas que passam e trabalham todos os dias no principal corredor comercial da Cidade.

“Botucatu sente a crise como qualquer outra cidade do Brasil. A diferença está na nossa postura. Quando a gente investe com recursos do Município o que investimos na Rua Amando é porque a gente tem a absoluta convicção que temos que dar a volta por cima. E a Rua Amando é um cartão postal, em todos os sentidos. É onde as famílias se encontram. É a rua do comércio, onde se gera emprego. A população se ressentia ao ver a rua nas condições que ela estava. É uma obra que contou com um esforço enorme dos funcionários da Prefeitura, apoio das associações de empregados e empregadores, mas o que fez a diferença foi a população e os lojistas terem abraçado a ideia. Porque é um transtorno mexer na rua principal da Cidade, mas a população em nenhum momento nos faltou”, destaca.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Shopping Amando está chegando
Oferecimento