Prefeitura e SENAI capacitam 132 alunos no PEQ

A Prefeitura de Botucatu, em parceria com Escola Serviço Nacional de Serviço Industrial (SENAI) “Luiz Massa” realizou na última quarta-feira [12], a entrega de certificados de 132 alunos que participaram de cursos em 2010 oferecidos pelo Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ).

A solenidade contou com a participação do Secretário Adjunto do Comércio Antonio Carlos Stein, representando o prefeito municipal João Cury Neto e o vereador Curumim, Presidente da Câmara dos vereadores de Botucatu, entre outras autoridades, alunos e familiares.

Os 132 alunos foram capacitados nos cursos de Programação e Operação de Torno CNC, Operador de Empilhadeira e Logística, Informática Básica, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico, Soldador Eclético,Noções Básicas de Chapeamento Aeronáutico, Operador de Máquinas Reta e Overloque e Informática Básica.

{n}Parceria em 2011{/n}

De acordo com Secretário Adjunto do Comércio, Antônio Carlos Stein, a parceira com o SENAI continua este ano. “Priorizando uma política pública de geração de empregos na atual gestão, e buscando facilitar a inserção dos botucatuenses no mercado de trabalho, já foram solicitados para este ano mais de mil vagas em cursos de qualificação profissional junto ao PEQ”, conta.

Stein relata que, além desta atividade, também, trata-se da importante função do Poder Público criar mecanismos capazes de gerar novos postos de trabalho. “A exemplo do Parque tecnológico, contratação de profissionais qualificados nas áreas de saúde e educação, cessão de novas áreas para novas empresas e para a expansão das empresas locais, pelo que se espera gerar mais de três mil novas vagas nos próximos anos. Neste sentido, é fundamental preparar capital humano para atender a essas demandas por pessoal qualificado”, finaliza.

Segundo a equipe do SENAI Botucatu, no primeiro semestre de 2011 serão disponibilizadas vagas para os cursos de controlador lógico programável; leitura e interpretação de desenho técnico mecânico; metrologia; operador de empilhadeira com noções de logística e operador de máquinas retas e overloque.

Os interessados em participar das próximas turmas dos cursos realizados no SENAI, previstas para início em fevereiro de 2011, devem cadastrar-se no PAT de Botucatu e aguardarem o telegrama do SERT para efetuarem as matrículas.

{n}Sobre o PEQ{/n}

O Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental.

O programa é gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). Para ministrar os cursos, a SERT contratou instituições especializadas em educação voltada para o trabalho, entre elas o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI);

O PEQ beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos com maior demanda e atendem cidadãos que estão no auge da capacidade produtiva, têm grandes responsabilidades familiares e menos chance de voltarem para a escola.

Os alunos recebem auxílio-transporte, lanche e material didático e, em 2009, foi incluída a bolsa-auxílio de R$ 210,00 mensais por até três meses (duração do curso). Para contar com a bolsa, o aluno não pode receber seguro-desemprego nem benefícios da Previdência Social.

A escolaridade exigida varia de acordo com o curso, mas a maior parte não exige ensino fundamental completo, já que o PEQ é voltado para quem tem baixa escolaridade.

Os interessados devem acessar o site do Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br) e fazer o cadastro, que é gratuito. Parte dos dados solicitados se refere ? qualificação profissional. É perguntado ao cidadão se ele tem interesse em fazer um curso. Em caso positivo ele deve apontar qual – entre os cursos disponibilizados – gostaria de fazer.
O candidato também tem a opção de comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), onde um funcionário fará o cadastro dele no Emprega. Nesse caso é necessário levar RG, CPF e Carteira de Trabalho. Em Botucatu o PAT funciona na Rua João Passos, 246 – Centro – telefone 14-38825800.