Prefeitura de Botucatu inicia obras para redesenhar ciclovia da Rua José Barbosa de Barros

Ciclovia Rua José Barbosa de Barros - Foto Carlos Pessoa (71) (Custom)A proposta de iniciar a construção de uma malha cicloviária finalmente está saindo do papel para ganhar contornos de realidade em Botucatu. Depois da construção de um trecho de ciclovia executado junto com a duplicação da Rodovia Antonio Butignolli, a Prefeitura avança em ritmo acelerado para entregar as obras da primeira etapa da ciclovia com 8 km de extensão que ligará os campi da Unesp no Lageado e em Rubião Júnior. Além disso, a Rodovia Gastão Dal Farra passará a oferecer condições mais seguras para o tráfego de bicicletas. O trecho que passa por duplicação, com pouco mais de 1 km, também contará com ciclovia.

E a mais recente novidade é a reconfiguração da ciclovia da Rua José Barbosa de Barros, que desde que foi inaugurada, nos anos 2000, foi alvo de reclamações e pouco utilizada pelos ciclistas. As obras já foram iniciadas pela Construtora 3 D com a retirada dos blocos de concreto que delimitavam o espaço entre a ciclovia e a pista de rolamento.

Ciclovia Rua José Barbosa de Barros - Foto Carlos Pessoa (59) (Custom)“Decidimos fazer essa alteração porque o modelo atual é pouco utilizado pelos ciclistas e atrapalhava o estacionamento de veículos, que são obrigados a parar entre a via e a ciclovia. Além disso, também é uma questão de segurança. Já houve relatos de acidentes por conta de motorista abrir a porta e pegar quem está passando na ciclovia”, explica o secretário de Obras, Rafael Athanazio.

A nova ciclovia já começou a ser construída na faixa central entre as pistas da Rua José Barbosa de Barros. A proposta é de organizar melhor a distribuição do fluxo de veículos, ciclistas e pedestres. Serão instalados tachões nas laterais para garantir mais segurança aos usuários da ciclovia, que se estenderá das proximidades do antigo viradouro de trem até a entrada atual da Fazenda Lageado. “Vamos interligá-la com a outra ciclovia em construção no eixo universitário. Já nos reunimos e aprovamos junto à direção da Faculdade de Ciências Agronômicas que dentro do Lageado será disponibilizada uma ciclofaixa”, revela Athanazio.

Também estão previstos o reforço na iluminação, com a substituição dos braços simples por braços duplos e o recape na Rua José Barbosa de Barros. A previsão é que as obras sejam concluídas nos próximos 30 dias.