Praças continuam com aulas de ginástica terapêutica e preventiva

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, oferece ? população, desde 2011, aulas gratuitas de ginástica terapêutica e preventiva, uma prática conhecida como “Lian Gong”. As aulas são coordenadas pela instrutora Irani Celeste Sardella, acompanhada da fisioterapeuta Monica Inoue, e já contam com mais de 40 alunos. As atividades de segunda e quarta-feira são realizadas na Praça São José, no Centro, das 17 ? s 18 horas.

Já as aulas nas terças e quintas-feiras, que antes eram na Praça Cavalheiro Virginio Lunardi, passaram a acontecer na Praça Alexandre Fleming, também na Vila dos Lavradores, das 8 ? s 9 horas da manhã. Esta mudança deve-se ? s novas adaptações e aparelhos do local, que estimulam os movimentos do corpo, além do grande número de pessoas que frequentam o lugar. Os interessados em participar devem procurar a instrutora no local e horário da atividade.

A ginástica “Lian Gong” tem como objetivo prevenir e tratar as dores no corpo, além de restaurar a sua movimentação natural. Ela pode ser praticada por pessoas de todas as idades, exceto por portadores de câncer em estado ativo da doença, mulheres nos primeiros meses de gestação, pessoas que se encontrem em fase aguda de inflamação ou infecção (febre, gripe forte, com inchaços e parasitoses graves) e por quem passou recentemente por cirurgias ou sofreu fraturas.

De acordo com Irani Celeste Sardella, instrutora da ginástica, após seis meses de prática, os alunos passarão por uma reavaliação com o objetivo de verificar os efeitos positivos da prática em relação a qualidade de vida e o equilíbrio postural. Os interessados em saber mais sobre as aulas de “Lian Gong” podem entrar em contato com a instrutora Irani Celeste Sardella pelo telefone (14) 8111-1700.

Foto: Nathaly Silvestre