Praça Rubião Júnior passará por revitalização

Construída no início do século XX (inaugurada em 24 de maio 1916, na gestão do então prefeito Antonio José de Carvalho Barros), para ser o jardim da Catedral Metropolitana de Sant’Anna, a Praça Rubião Júnior carrega um patrimônio histórico importante, não apenas pela sua arquitetura ao estilo europeu como também por simbolizar, na época, o crescimento de Botucatu. Com uma variedade de plantas e árvores (inclusive centenárias), representa um dos principais cartões postais e espaços de convivência da Cidade.

Para valorizar ainda mais este lugar, a Prefeitura de Botucatu, através do programa Mãos ? Obra, iniciou os primeiros serviços de revitalização da praça. Os primeiros trabalhos são realizados nas calçadas de entorno da praça, que ao longo dos últimos anos se desgastaram a ponto das deformidades do piso prejudicar a locomoção dos pedestres. Por este motivo, o passeio público ganhará atenção especial e seguirá padrões de acessibilidade.

Mais de 370 metros lineares de calçada da praça receberão um novo tipo de piso intertravado [pré-moldado de concreto], o mesmo utilizado recentemente na reforma da Praça Dom Maria Luiz de Sant’Anna, onde está a Catedral Metropolitana. O material é antiderrapante, tem maior durabilidade e favorece a absorção da água no solo. Também será instalado piso tátil voltado ? s pessoas com deficiência visual e rampas que facilitarão o acesso de pessoas com deficiência física, idosos e gestantes.

“O piso tátil informa a direção correta a seguir pela da calçada e onde o deficiente deve ter atenção. Essa calçada seguirá a norma 9050 da ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas], que trata da acessibilidade em espaços urbanos. A partir dela, ampliaremos os estudos para aperfeiçoarmos um modelo em Botucatu que norteará as edificações públicos e privadas”, explica o assessor em Políticas de Inclusão Social, Paulo Malagutte.
{n}
Tanques serão reativados{/n}

A Secretaria Municipal de Obras, nos próximos dias, também entrará com novas frentes de serviço na praça. Será feito reforço da iluminação com lâmpadas de vapor metálico (luz branca) de 250 watts, pintura, instalação de lixeiras reforçadas, manutenção dos banheiros públicos, recuperação do piso interno com pedras portuguesas e plantio de novas mudas de árvores.

Mas um dos destaques da revitalização da Praça Rubião Júnior com certeza será a reforma dos três tanques que estão desativados há anos por danos hidráulicos. “Faremos o conserto das bombas para que a água não fique parada e a impermeabilização para que os tanques recebam peixes ornamentais. Nossa intenção é investir cerca de R$ 70 mil e deixar ainda mais bonita esta praça que está no coração de Botucatu”, ressalta o secretário municipal de Obras, André Peres.