Praça Rubião Júnior celebrará 100 anos com música, teatro de bonecos e enterramento de cápsula do tempo

A Praça Rubião Júnior, localizada bem no Centro Histórico da Cidade, completa na próxima terça-feira (24) cem anos de história. Para marcar a data a Prefeitura de Botucatu promoverá uma grande festa aberta ao público, a partir das 18 horas.

A programação inicial inclui apresentação da Corporação Musical “Damião Pinheiro Machado”. Durante o evento será realizado o enterramento de uma capsula do tempo com documentos e objetos da atualidade, com a proposta da mesma ser aberta daqui a 100 anos. Fechando o evento, por volta das 20 horas, haverá a apresentação do espetáculo de bonecos intitulado “Traquinagens”, da Companhia Devitimareu, de Curitiba (PR).

Inaugurada em 24 de maio 1916, na gestão do prefeito Antonio José de Carvalho Barros, para ser um dos jardins da Catedral Metropolitana de Sant’Anna, a Praça Rubião Júnior carrega um importante componente histórico. Não apenas pela sua arquitetura, inspirada nos jardins públicos italianos, como também por simbolizar um período de intensa urbanização vivido pela cidade entre o fim do século XIX e as primeiras décadas do século XX.

O projeto original inclui fontes romanas povoadas por tritões e ninfas, lagos, pontes e corredeiras. A exuberância paisagística em seu projeto leva a assinatura de um dos mais renomados arquitetos paisagistas do início do século XX: João Dierberger.

Em 28 de setembro de 2014, na gestão do atual prefeito João Cury Neto, a Praça Rubião Júnior foi totalmente revitalizada.  Hoje ela conta com novo tipo de piso [drenante e antiderrapante], rampas de acessibilidade, piso tátil para deficientes visuais, bancos, lixeiras, banheiros, iluminação reforçada, sinal de internet grátis [wi-fi] e amplo paisagismo, com a conservação de árvores quase centenárias. A tradicional “Ponte dos Amores”, local onde noivos costumavam fotografar, também foi recuperada.

    

Sobre a Corporação Musical

A Corporação Musical "Dr. Damião Pinheiro Machado" foi fundada em 9 de abril de 1948. Desde então, tem abrilhantado inúmeros eventos cívicos, religiosos e de caráter festivo de Botucatu e região, sempre com o objetivo de oferecer música de qualidade à população. Com pouco mais de 35 músicos, divididos em instrumentos de sopro e percussão, a banda apresenta um variado repertório com versões de músicas que vão do clássico ao popular brasileiro.

Sobre o teatro de bonecos

O “Traquinagens” é um espetáculo realizado através de uma técnica pouco utilizada no Brasil: a Pantomima de Animação. Indicado para todas as idades, a peça utiliza bonecos de luvas através da Manipulação Francesa. A história foca no cotidiano de um pequeno Clown e de um ratinho, que exploram situações naturais do universo da criança como a curiosidade, o medo, as conquistas, o lúdico e a fantasia.  A atração também faz parte do Boneco Gira Boneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos, que já se tornou tradição no interior do Estado. Neste ano, o festival acontece de 20 a 29 de maio nas cidades de Bauru, Garça, Botucatu, Lençóis Paulista, Pederneiras e Lins.

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)