Praça pública contará com sinal de internet grátis

A Praça Rubião Júnior que será entregue revitalizada no domingo às 20 horas, vem com uma inovação: será a primeira praça da Cidade com sinal de internet grátis, via wi-fi. Ela inaugura assim o projeto Praça Digital, coordenado pela Secretaria de Administração e Divisão de Tecnologia e Recursos da Informação (TI) da Prefeitura de Botucatu. A intenção é estimular o uso de novas tecnologias e o acesso à informação.

Para ter acesso gratuito à internet o usuário deverá se conectar à rede "Praça Digital". Será direcionado para uma tela onde deverá preencher um cadastro com seus dados e em seguida deverá preencher o e-mail e senha. Uma vez logado, o usuário terá cinco horas contínuas de conexão.

A velocidade de conexão será de no mínimo 256kbps, com acesso irrestrito e gratuito a qualquer cidadão que poderá fazer uso da rede. De acordo com o coordenador de TI da Prefeitura, Jorge de Campos Junior, o projeto começou com a interligação da Prefeitura com outras secretarias. A tecnologia utilizada serviu para a concretização deste projeto.

“O sinal de wi-fi poderá ser captado em um raio de aproximadamente 100 metros, beneficiando assim quem circula tanto na Praça Rubião Júnior quanto na Praça Bispo Dom Luiz Maria de Santana (Catedral). O projeto também será expandido para as praças Carlos Gomes (Igreja São Benedito), Emilio Peduti (Bosque), Praça Coronel Moura (Paratodos), Cavaleiro Virgílio Lunardi (Igreja Sagrado Coração de Jesus), Alexandre Fleming e Ginásio Municipal. Atualmente este serviço é disponibilizado no Prédio da Prefeitura e Terminal Rodoviário”, informa Campos.

"O projeto Praça Digital, com a disponibilização de sinal de internet, via wi-fi, que têm início na Praça Rubião Junior, é mais um serviço público que vai contribuir para o processo de inserção digital, seja pela sua gratuidade ou mesmo pela possibilidade das pessoas poderem acessar as redes digitais num ambiente público. Com os dispositivos móveis hoje existentes, como por exemplo o celular, basta ter o sinal para poder acessar a internet. É um serviço que atenderá a nossa população e aqueles que nos visitam. É Botucatu mais uma vez na vanguarda", comenta o secretário da Administração, Ricardo Salaro.