Praça Isaltino Pereira recebe ajustes finais para sua inauguração

Depois da tempestade vem a bonaza. Assim se pode decrecer o que aconteceu com a Praça Isaltino Pereira, localizada no Jardim Paraíso, que está recebendo os ajustes finais para que nos próximos dias seja marcada sua inauguração oficial. A praça foi alvo de polêmica em razão do corte de árvores de eucaliptos que desagradou a comunidade daquela região. Em razão disso, o prefeito João Cury se reuniu com os moradores e assumiu o compromisso de construir uma praça nova e moderna.

Durante esta segunda-feira (31) foram executadas obras com a finalidade de melhorar as condições de captação da água da chuva no local. De acordo com a Secretária de Meio Ambiente, Cynthia Zanotto, as canaletas possuem um formato diferente. “Elas seguem um movimento orgânico como os rios e contém pedras para a melhor absorção da água”, explica.

Também para conter as águas das chuvas estão sendo colocados em todos os acessos da praça “copos” de provas de concreto, bem como na parte superior junto as guias entre a Avenida Camillo Mazzoni e a Rua Antonio Álvaro de Campos em frente ? escola infantil Sossego da Mamãe.

O material foi doado pelo primeiro “Amigo da Praça”, o engenheiro civil Edson Polli, proprietário da loja Redeforte, Tecnologia de Materiais localizada em frente a praça. Segundo Polli, essa foi uma forma de ajudar o meio ambiente. “Além de ajudar a melhorar um local que todos nós iremos utilizar, esta é uma forma de reutilização para os copos que não teriam mais uso”, conta.

Para Cynthia Zanotto, este é um grande gesto de colaboração com o meio ambiente. “Ficamos muito felizes com esta colaboração e a Secretaria de Meio Ambiente está aberta para novos amigos da praça que possam contribuir de alguma maneira”, conta.

No local foram plantadas mudas de árvores de várias espécies (Palmeira, Baba de Boi, Ipê Cascudo Amarelo, Ipê Roxo, Aroeira Mansa, Manacá da Serra, Embaúba Prateada, Eritrina Candelabro, Ipê Branco, Pinheiro do Paraná, Primavera, Flor de São João, Margaridão, Bela Emília, Cambará e Escova de Macaco). Os canteiros receberam flores e uma área de 730 metros já havia recebido grama esmeralda.

Cynthia Salvador diz que é a primeira vez que uma praça na cidade recebe árvores de grande porte, como é o caso das palmeiras. “Além do plantio, o local está recebendo uma grande quantidade de adubo para árvores e flores crescerem saudáveis e fortes”, conta.

A nova praça contará com espelho d’água de 15 metros de diâmetro, piso articulado, instalação elétrica com lâmpadas led, acesso para pessoas com deficiência e amplo paisagismo. Nas bordas, contornando toda a praça, haverá uma espécie de barreira dois de metros, com jardim, que será construída para garantir mais segurança aos usuários do local.

{n}Semutran{/n}

A Secretaria Municipal de Transporte (Semutran) também trabalhou ao redor da Praça Isaltino Pereira nesta segunda-feira. No local foi realizado o serviço de pintura de solo nas Avenidas Raphael Laurindo e Camillo Mazzoni.
Segundo o secretário da pasta, Vicente Ferraudo, no decorrer da semana também será feita a colocação de sinalização vertical de advertência, regulamentação de velocidade, canalização de fluxos, pintura de faixas de pedestre ao redor da rotatória e instalado um dispositivo de redução de velocidade.