Praça é entregue ? Vila dos Lavradores e bairros adjacentes

Uma grande festa popular realizada neste domingo (5) marcou a inauguração de mais um espaço destinado ao lazer e ? prática de atividades físicas ao ar livre ? comunidade da Vila dos Lavradores/Jardim Paraíso e bairros adjacentes: a revitalização da Praça Alexandre Fleming, localizada em frente ao Hospital Sorocabana. A cerimônia de entrega, que teve como orador oficial, o jornalista Carlos Pessoa, contou com a presença do prefeito João Cury Neto, diversas autoridades municipais, líderes comunitários, moradores locais e de bairros adjacentes, ex-vereadores, entre outras.

A programação teve início ? s 9 horas e se estendeu até ? s 13 horas com várias atrações como tenda da alegria, brincadeiras com monitores, apresentação da Corporação Musical “Dr. Damião Pinheiro Machado”, participação de grupos da Terceira Idade e show com a dupla Edson e Evandro.

A obra executada pela Pilan Engenharia Ltda. ao custo de R$ 289.960,40, incluiu a construção de calçadas, reforma dos sanitários, novas instalações hidráulicas e de iluminação, bebedouro antivandalismo, bicicletário, pintura, amplo paisagismo que inclui grama do tipo esmeralda, contêineres de coleta seletiva, rampas que facilitam a acessibilidade, bancos e playground para as crianças com balanço, escorregador, gira-gira, gangorra, entre outros brinquedos.

No local também foi instalada a primeira Praça do Idoso, que conta com recursos de R$ 12 mil viabilizados através de convênio firmado entre Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) e o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Botucatu.

“Estamos hoje vivendo um momento histórico com essa Praça do Idoso que está em um bairro onde, curiosamente, se concentra o maior número de idosos da Cidade. Não posso deixar de agradecer a todos que, de alguma forma, contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade”, colocou a presidente do FSS, Rachel Ferronato Cury, que fez um anúncio. “Nosso objetivo é inaugurar outras três praças para a população da chamada “melhor idade”, no ano que vem”.
A praça conta com cinco estações com placas autoexplicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção. São elas: Estação Barras Paralelas (Facilita a marcha e melhora o equilíbrio); Estação Senta-Levanta (Fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento); Estação Rampa-Escada (Aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento); Estação Ergometria (Melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas); Estação Placa Giratória (Melhora/mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço); e a Estação Escada para Dedos (Melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço).

O engenheiro responsável pela obra, Mário Pilan Júnior, salientou que tanto a Praça do Idoso quanto o playground destinado ? s crianças contam com piso emborrachado para evitar quedas. “Isso foi planejado para se minimizar o risco de acidentes”, explicou o engenheiro. Também discursaram o vereador Alexandre Granado (Xê), que representa aquela região da Cidade, o secretário de Planejamento Caco Colenci e o vice-prefeito Antônio Luiz Caldas Júnior.

O prefeito João Cury em sua explanação ressaltou a importância de entregar ? população mais este espaço para lazer e entretenimento para as crianças e seus familiares. “Esse dia é de muita emoção e alegria por poder inaugurar a remodelação dessa praça com todos os seus atrativos para atender a comunidade. Isso, justamente, em frente ao prédio do antigo Hospital Sorocabana que é o xodó da população e um símbolo da Cidade que está sendo reformado para abrigar o Pronto Socorro (PS) Infantil”, disse o prefeito, que também fez uma menção ? Praça do Idosos.

“A Praça do Idoso me deixou, duplamente, feliz, porque estamos mostrando que Botucatu é uma Cidade que cuida de suas crianças e onde as pessoas conseguem envelhecer com qualidade de vida e dignidade. Esse espaço (praça) é fruto do trabalho daqueles que sonharam esse sonho, que hoje se torna realidade. E não basta deixar uma praça bonita, pois o espaço público tem que ser útil ? comunidade, como esta praça que já é o ponto de encontro das famílias”, frisou Cury, antes de descerrar a placa de inauguração oficial da praça, com outras autoridades municipais.

Fotos: Valéria Cuter