Praça Anita Garibaldi é entregue revitalizada

A Prefeitura de Botucatu, através do programa “Nossas Praças”, da Secretaria Municipal de Obras, promoveu a cerimônia de entrega das obras de revitalização da Praça Anita Garibaldi, localizada na confluência da Avenida Floriano Peixoto com as ruas General Telles e Tiradentes, no Centro. O evento, além de autoridades públicas municipais e populares em geral, contou com a presença dos pastores e fieis da Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, que promoveram cânticos e bênção para celebrar o momento.

A praça agora conta com 340 metros de um novo piso com blocos intertravados, material antiderrapante de maior durabilidade e que favorece a absorção da água no solo. As guias foram recuadas para a criação de um bolsão de estacionamento aos taxistas. O ponto de ônibus na calçada também foi recuado com objetivo de oferecer melhor mobilidade aos pedestres e pessoas com deficiência.

O ângulo de curva entre as ruas General Telles e Tiradentes também foi aumentado para oferecer mais conforto e segurança aos motoristas que seguem em direção à Vila Maria e outros bairros da região Leste. O projeto ainda incluiu a instalação de novos bancos, lixeiras, bebedouro, piso tátil para pessoas com deficiência visual, postes antivandalismo e sistema elétrico novo, rampas de acessibilidade, paisagismo, pintura e instalação de guarda-corpo e corrimão metálico. Obras foram executadas pela KCG Comércio e Serviços de Construção LTDA, com investimento do Poder Público Municipal da ordem de R$ 39.167,74.

O secretário municipal de Obras, André Peres, agradeceu o empenho de toda equipe, e afirmou que a política de revitalização das praças implantada na Cidade, pela atual Administração Municipal, leva em consideração, acima de tudo, o bem estar e qualidade de vida das pessoas.

 “Muitos criticam, afirmando que a Prefeitura só faz praça. Que o Município não podia gastar muito dinheiro nisso, o que também não é verdade. Mas depois da Praça Rubião Júnior, conseguimos chegar num modelo de praça que tem agradado muito as famílias. E vamos continuar com este desafio, de resgatar e construir mais espaços públicos que estimulem a convivência e o lazer entre as pessoas”, afirma.

Na avaliação do prefeito João Cury Neto o foco do governo continua na Educação e Saúde, mas sem deixar de lado a criação ou revitalização de novos espaços públicos, que tem trazido novos conceitos, especialmente ligados à acessibilidade.

 “Além de serem bonitas, as praças precisam ser funcionais para que as pessoas com mobilidade reduzida possam frequentar, sair de seu isolamento. Claro que a internet é uma grande ferramenta, mas hoje em dia não conseguimos dar um bom dia ao nosso vizinho. Então o grande desafio deste século é a convivência”, afirma.