Praça Alexandre Fleming será reformada

Depois de ajudar no processo de recuperação dos serviços de saúde prestados pelo Hospital Regional Sorocabana, a Prefeitura de Botucatu investirá em lazer e bem estar ? população da Vila dos Lavradores, tradicional bairro do setor Norte. A nprios veio da Secretaria de Comunicação. Para tanto, a Comissão Permanente de Licitações (Copel) fez a abertura das propostas para a escolha da empresa que executará a reforma da Praça Alexandre Fleming.
A Pilan Engenharia Ltda. foi declarada vencedora do certame da obra que custará aos cofres públicos municipais R$ 289.960,40. Assim que o contrato for assinado, o que deve ocorrer nos próximos dias, a empresa terá um prazo de 90 dias para finalizar a obra.

O projeto prevê a construção de calçadas, reforma dos sanitários, novas instalações hidráulicas e de iluminação, bebedouro antivandalismo, bicicletário, pintura, amplo paisagismo que inclui grama do tipo esmeralda, contêiner de coleta seletiva, rampas que facilitam a acessibilidade, bancos, e playground para as crianças com balanço, escorregador, gira-gira, gangorra, entre outros brinquedos.

O espaço público contará também com uma Praça do Idoso, que conta com recursos de R$ 12 mil previstos através do convênio estabelecido entre Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) e Fundo Social de Solidariedade de Botucatu.

Ela é composta por cinco estações com placas autoexplicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção. São elas: Estação Barras Paralelas (Facilita a marcha e melhora o equilíbrio); Estação Senta-Levanta (Fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento); Estação Rampa-Escada (Aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento); Estação Ergometria (Melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas); Estação Placa Giratória (Melhora/mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço); e a Estação Escada para Dedos (Melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço).

Tanto a Praça do Idoso quanto o playground destinado ? s crianças contará com um piso emborrachado para evitar possíveis quedas e de acordo com o prefeito João Cury Neto, a Prefeitura tem se dedicado ? reforma de praças do Município, uma vez que se trata de importantes espaços públicos de encontro e lazer das comunidades dos bairros.

“Já começamos as obras na Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima (Arquiteto Adolpho Dinucci), na Vila Antártica, e estamos prestes a iniciar os trabalhos na Praça Padre Bento, na Cohab 1. Agora será a vez dos moradores da região do Bairro serem contemplados com esta importante reforma, que melhora a autoestima das pessoas que se utilizarem da praça e traz mais segurança assim que o espaço receber nova iluminação”, destaca o prefeito.