População terá curso de comunicação com deficientes auditivos

O Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (Nape) “Alcyr de Oliveira”, vinculado a Secretaria Municipal de Educação, irá promover durante o mês de janeiro um curso gratuito de língua brasileira de sinais (libras) destinado a todas as pessoas interessadas em se comunicar com deficientes auditivos.

O curso será realizado na própria sede do Nape, localizada na Rua Amando de Barros, nº1520, no Centro. As aulas serão divididas em duas turmas: a primeira no período de 7 e 18 de janeiro e a segunda entre os dias 21 de janeiro e 1º de fevereiro. As vagas são limitadas para 15 pessoas por turma e as atividades serão realizadas nos horários das 10h30 ? s 12h30 e das 16 ? s 18 horas. As inscrições para participar do curso devem ser feitas até o dia 4 de janeiro na própria sede do Nape ou pelo telefone (14) 3813-5987.

{n}Libras {/n}

A Língua Brasileira de Sinais foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, pois cada país possui a sua, com estrutura gramatical própria. Os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.

Segundo a legislação vigente, Libras constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.