Ponte inaugurada beneficiará setor norte da Cidade

Fotos: divulgação

Obra que irá beneficiar o sistema viário do setor norte da Cidade, a ponte Cruzeiro do Sul, que liga o Jardim Ouro Verde ao Jardim Ipê, foi inaugurada, oficialmente, na manhã deste sábado (27). Evento contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas o prefeito João Cury Neto.

O empreendimento foi viabilizado pela imobiliária Cruzeiro do Sul, com apoio da Prefeitura de Botucatu. O custo da obra é da ordem de R$ 6,5 milhões e será muito importante para a viabilização da integração do sistema viário da Vila dos Lavradores com o Distrito Industrial 3 e por viabilizar a ligação do novo bairro Jardim Ouro Verde até o Eixo Universitário.

A ponte foi projetada pela Master Consultoria e Projetos, sob a responsabilidade dos engenheiros José Mario Frasneli e Pedro Donizeti Zacarin. A empresa integrou o pool que elaborou o projeto da Ponte Estaiada, em São Paulo. A construção esteve a cargo da Construtora Bandeirantes, sob supervisão dos engenheiros João Leopoldino Neto, Walter Paulo de Luca, Guilherme Garbulho e Renato Romano da Silva.

Para execução da obra foi empregada a mais alta tecnologia construtiva existente. A ponte possui 110 metros de extensão, 20 metros de largura com duas passarelas de pedestres. Foram usadas 18 vigas, com 33 metros de comprimento por 1,50m de altura, pesando 600 toneladas cada, apoiadas em quatro colunas duplas a uma altura máxima de 42 metros sobre o córrego São Caetano.

A locação topográfica de todo o projeto e o devido acompanhamento foi feito pela Imobiliária Cruzeiro do Sul, sob a responsabilidade do agrimensor Henrique Luiz Bertani. A empresa Josan Desenvolvimento Urbano executou os serviços de terraplanagem, drenagem pluvial, meio fio e asfalto das cabeceiras da ponte. O plantio de gramas, cercas e arborização ficaram sob a responsabilidade da empresa Masqueto e Masqueto Plantio e Terraplanagem. A Prefeitura de Botucatu se encarregou da execução do projeto de iluminação da ponte e seus acessos.