Pólos da Universidade do Trabalhador foram inaugurados

A Cidade de Botucatu já conta com os dois primeiros pólos da Universidade do Trabalhador (UNIT), com a finalidade voltada ? qualificação profissional de pessoas que pretendem ingressar ou serem reinseridas no mercado de trabalho. Os dois primeiros pólos foram inaugurados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.

O primeiro foi entregue ? população na quarta-feira (21) e irá funcionar na Rua Francisco Lyra Brandão, 1321, na Vila São Benedito, oferecendo cursos de torno, fresa, solda, chapeamento e construção civil. Os cursos abrangem várias áreas do mundo ocupacional do emprego e as aulas serão oferecidas no período noturno.

Na manhã desta quinta-feira (22), ? s 10 horas, foi a vez de inaugurar o Pólo II da UNIT que funcionará na Rua Moraes Barros, 357, Centro, nas antigas dependências da Pensão Silva. A unidade oferecerá cursos de Hotelaria, com capacitação para camareira, barman, garçom, garçonete, recepcionista e cursos de Informática (área de auto-cad) e corte e costura.

As ações educacionais da UNIT serão desenvolvidas por meio da oferta de cursos regulares de capacitação profissional, em programações próprias e em programações específicas decorrentes dos convênios firmados com órgãos públicos, privados e organizações não governamentais.

De acordo com o Professor Narcizo Minetto Junior, Secretário Municipal de Educação, os cursos serão gratuitos e buscarão capacitar trabalhadores que se encontrem em situação de desemprego para o mercado de trabalho.

“Primeiramente será dada prioridade para os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e em seguida para a população em geral de acordo com a capacidade”, colocou Minetto. “Ao instalarmos a UNIT criaremos condições para melhorar a qualificação e o consequente desempenho dos trabalhadores, para que eles possam ganhar competitividade e almejar novos níveis de carreira”, acrescentou o secretário.

Para os primeiros cursos já foram elaboradas as parcerias com o SENAI, Escola Técnica “Dr. Domingos Minicucci Filho”, além de indústrias e sindicatos que ficarão responsáveis pela contratação de docentes. A gestão das duas unidades ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação.

O prefeito João Cury Neto revelou que a instalação dos dois pólos é um sonho que se torna realidade, mas divide os méritos das conquistas com os parceiros que fizeram com que isso se viabilizasse e lembrou uma frase do ex-governador Franco Montoro. “Sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho, mas o sonho que se sonha junto é o começo de uma realidade”.

Cury lembra que, atualmente, as empresas com suas tecnologias de ponta exigem mão de obra especializada e, em consequência disso, muitas pessoas irão passar pelos dois pólos da UNIT. Lembra que a mão de obra qualificada faz toda diferença para quem quer competir no mercado de trabalho.
“Hoje ao ver que esse prédio no centro da Cidade e o prédio que entregamos na Vila São Benedito, que um bairro carente da Cidade, se transformando em espaços para qualificar trabalhadores em diferentes áreas, é motivo de orgulho para todos nós. Por isso buscamos parceiros, pois ninguém faz nada sozinho”, colocou Cury, adiantando que sua intenção é criar outros espaços para abrigar cursos profissionalizantes, não descartando a possibilidade de usar uma área da antiga estação ferroviária.

Fotos: Valéria Cuter