Parceria permitirá modernização da Vital Brazil

A repaginação da Avenida Vital Brazil tem tudo para transformar-se em um bom exemplo de que a soma de esforços entre o poder público e a iniciativa privada é capaz de acelerar os investimentos para execução de obras importantes para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.

Na semana passada, o prefeito João Cury Neto reuniu-se mais uma vez com representantes da Construtora Resiplan para discutir a ampliação do projeto de modernização da avenida, que originalmente previa apenas a revitalização e manutenção de seus canteiros centrais, no trecho entre as ruas Prefeito Tonico de Barros e Pinheiro Machado.

O interesse compartilhado entre a Prefeitura e a empresa em transformar radicalmente a Vital Brazil fez com que as conversas avançassem e novas modificações pudessem ser discutidas. A ideia é fazer da avenida, uma das áreas mais nobres da cidade, um amplo espaço de lazer para caminhadas e passeios das famílias, com um novo conceito urbanístico.

“Nossa ideia é dar uma repaginada completa na Vital Brasil, melhorando sua estética e as condições de mobilidade e acessibilidade. A revitalização fará daquele local um ponto de encontro das famílias, para fazer caminhada e aproveitar tudo o que a avenida oferece, num ambiente mais bonito e agradável. A cidade é nossa grande casa, e além de funcional e bem estruturada, tem que ser bonita. É isso que vai acontecer com a Vital”, anuncia o prefeito João Cury.

Durante a reunião ficou acordado que a Prefeitura investirá R$ 1 milhão no recapeamento, construção de canaletas, guias e de uma ciclovia, além do fornecimento de material para troca das calçadas em parceria com os empresários e moradores que custearão a mão de obra. A Resiplan, além do investimento no replantio de árvores, instalação de abrigos de ônibus, lixeiras e reforma dos canteiros, também deverá dividir com a Prefeitura a execução de um projeto de melhoria da iluminação pública do local.

“Acho que a Vital pode ser um modelo a ser seguido pelas futuras administrações e que se espalhe para outros corredores comerciais de Botucatu. As mudanças que faremos vão privilegiar a qualidade de vida, o verde e a acessibilidade. Vamos mexer no passeio público, ampliando e padronizando a calçada, nem que seja necessário diminuir ou acabar com o estacionamento de veículos. A proposta é aumentar a faixa de rolamento para que os carros possam circular com mais segurança. É uma mudança de paradigma. Vamos prestigiar principalmente os pedestres e ciclistas. Trabalharemos em um conceito atual, moderno, que passe a ser replicado para outras avenidas. A cidade está pedindo isso no momento”, comenta o prefeito.

A meta é entregar a avenida totalmente remodelada em abril de 2015, durante as comemorações do aniversário da cidade. A participação da Resiplan é tida como fundamental para que seja criado um parâmetro de parceria voltado à recuperação de outras áreas verdes e corredores comerciais.

“O que vamos fazer na Vital Brazil é a demonstração inequívoca da importância das parcerias para o desenvolvimento de determinadas localidades onde todos ganharão. Na hora que isso acontecer, vamos demonstrar para outros corredores comerciais, como a Rua Amando de Barros, por exemplo, a importância de trabalharmos juntos e não apenas o poder público arcar com tudo. Quando há boa vontade e compromisso dos empresários com o desenvolvimento da cidade nós conseguimos ir mais longe”, salienta.

O empresário Fernando Borgatto, diretor da Resiplan, deixou o encontro bastante entusiasmado com a transformação prevista para a Vital Brazil. Segundo ele, a nova proposta tem tudo servir como modelo para outras avenidas da cidade. “Saio muito mais animado do que quando entrei para a reunião. O que definimos aqui hoje vai além do que eu imaginava. A avenida tem dois problemas cruciais: a pista de rolamento que é estreita e o estacionamento. Fica difícil acomodar três carros ao mesmo tempo. Se acontecer o projeto do jeito que está previsto agora, com as novidades que o nosso arquiteto e a equipe da prefeitura definiram nós vamos eliminar o estacionamento e aumentar a pista de rolamento reduzindo o número de acidentes e melhorando o tráfego na avenida”.

 

Parceria

A Prefeitura de Botucatu e a Construtora Resiplan firmaram parceria através do Programa “Adote uma Área”. Pelo acordo firmado no último mês de agosto, a empresa ficará responsável pela revitalização e manutenção dos canteiros centrais da avenida. O trecho, de cerca de 1.100 metros de extensão, contempla 12 quadras entre a Rua Prefeito Tonico de Barros e a Rua Pinheiro Machado.

As obras já foram iniciadas e incluem substituição de árvores, além de reparos e pintura dos canteiros. A intervenção contempla o plantio de grama, agapantos e lírios de cores diversas no canteiros centrais, criação de passagens para pedestres, plantio de mudas de palmeiras Rabo de Raposa com altura mínima de dois metros, instalação de totens energizados por painéis fotovoltaicos com indicação do nome da avenida e divulgação da marca Resiplan, além de introdução de um grande relógio-termômetro que indicará hora certa e temperatura.

Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realizou a instalação de um semáforo no cruzamento da Vital Brazil com a rua José Dal Farra.

 

Mais mudanças

Ao longo dos últimos anos, a Vital Brasil transformou-se em um dos pontos mais movimentados e valorizados da cidade. Pelo local circulam diariamente cerca de 14 mil veículos. A avenida também é o endereço de grandes empresas e abriga alguns dos principais empreendimentos imobiliários dos últimos anos. A proposta é que haja uma transformação estética que acompanhe o momento de efervescência que a avenida tem experimentado.

Borgatto explica que decidiu propor a parceria à prefeitura pelo fato dos principais empreendimentos da Resiplan – o Boulevard Cidade e o Polo Cosmopolitan – estarem em construção na região da Vital Brasil e por acreditar que o local pode se transformar em um dos endereços mais charmosos e valorizados da cidade. “A sede da nossa empresa também está lá e eu mesmo moro por ali. Acho a avenida magnífica. Agradeço a prefeitura pela oportunidade de celebrarmos essa parceria. Assim como acontece em todos os nossos empreendimentos, vamos fazer um trabalho bem feito, bonito e inovador”, afirma o empresário.