Orçamento Participativo se reúne no Bairro do Faxinal

Depois de se reunir com moradores do Bairro do Chaparral, região do Distrito de Rubião e na Associação de Produtores Rurais da Colônia Santa Marina (fotos, a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Descentralização e Participação Comunitária, promoveu a terceira reunião do Orçamento Participativo Rural – 2014, nesta quarta-feira (12), desta feita com moradores do Bairro Faxinal, para ouvir quais são as principais reivindicações daquela região.

Encontro contou com a presença do secretário de Participação Comunitária, Paulo Sérgio Alves; secretário de Governo, Caco Colenci; secretário adjunto de Agricultura, Milton Bosco; Henrique Monteferrante e Marcelo Leonardo, respectivamente presidente e secretário do Conselho de Desenvolvimento Rural (CMDR). Dentro do OP, a zona rural está dividida em nove regiões.

O Orçamento Participativo foi retomado pela atual gestão do prefeito João Cury Neto, em 2011, mas pela primeira vez com a inclusão da zona rural dentro das temáticas. Os recursos financeiros a projetos demandados pelo OP Rural são oriundos do Fundo de Desenvolvimento Rural e também do próprio Orçamento Municipal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Descentralização e Participação Comunitária, Botucatu é a única cidade do Brasil, das que trabalham com OP, a desenvolver uma temática exclusiva ? zona rural, que contabiliza mais de seis mil moradores no Município.

De 2011 até o momento já foi viabilizado pelo OP Rural, em Botucatu, a construção de áreas de lazer nos bairros da Mina e Alvorada da Barra, serviços de conservação em estradas rurais junto ? Secretaria de Obras, e reforço da segurança através da patrulha ambiental da GCM. Em parceria com a Sabesp, também foi possível implantar sistema de abastecimento de água no Alvorada da Barra e iniciar obras de sistema sanitário no Rio Bonito.

{n}Setores da Zona Rural{/n}

1 – Mina / Rio Bonito / Oiti / Alvorada da Barra / Vitoriana
2 – Pátio 8 / Morro do Peru
3 – Demétria / Alto do Rio Capivara
4 – Colônia Santa Marina
5 – Baixada Serrana / Piapara
6 – Bairro dos Mouras / Araquá
7 – Monte Alegre
8 – Faxinal
9 – Chaparral / Rubião Júnior