Obras no quinto quarteirão da revitalização da Amando avançam em ritmo acelerado

REVITALIZAÇÃO DO QUINTO QUARTEIRÃO DA RUA AMANDO DE BARROS - FOTO CARLOS PESSOA (6) (Custom)Iniciadas no último sábado, as obras de revitalização no quinto quarteirão da Rua Amando de Barros, entre as ruas Monsenhor Ferrari e Marechal Deodoro, avançam em ritmo acelerado. Várias equipes da Secretaria Municipal de Obras atuam no local e as modificações já podem ser percebidas pela população que circula pelo principal corredor comercial da cidade.

A construção das novas guias avançou bastante nesta quarta-feira, restando para ser finalizado apenas o trecho onde uma equipe trabalha na troca de tubulações de uma galeria que será ampliada. A preparação da base para troca do pavimento nas calçadas também está praticamente concluída. A expectativa é que já nesta quinta-feira (4) seja iniciada a instalação do piso intertravado drenante do lado esquerdo da Amando, sentido Bosque-Paratodos.

REVITALIZAÇÃO DO QUINTO QUARTEIRÃO DA RUA AMANDO DE BARROS - FOTO CARLOS PESSOA (5) (Custom)A Sabesp também já colocou em operação a nova rede de água que substituiu as antigas tubulações simples de ferro que atravessavam a rua por tubulações duplas de PVC nas calçadas. Para execução das obras, o trecho entre as ruas Major Leônidas Cardoso e Monsenhor Ferrari foi interditado ao trânsito de veículos.

Assim como aconteceu nos quatro quarteirões onde as obras de revitalização já avançaram bastante, o trecho onde se concentram os trabalhos também receberá piso tátil direcional, bancos, lixeiras e palmeiras. A etapa final ainda inclui instalação de guarda-corpo nas esquinas com floreiras, reforço na iluminação, monitoramento por câmeras e compactação dos fios que compõem as redes elétrica e telefônica. A Secretaria de Mobilidade Urbana também estuda a implantação de semáforos em alguns cruzamentos.

REVITALIZAÇÃO DO QUINTO QUARTEIRÃO DA RUA AMANDO DE BARROS - FOTO CARLOS PESSOA (3) (Custom)Além da ampliação das calçadas em cerca de um metro, a revitalização da Rua Amando de Barros fará com que o estacionamento de veículos passe a acontecer em apenas um dos lados da via, com ampliação da pista de rolamento de 3,55m para algo em torno de 4 metros. Também será feita a recuperação da pavimentação asfáltica em toda extensão da via, desde o Lavapés até o Largo do Paratodos.

A compactação da rede elétrica e telefônica só terá início depois que a CPFL concluir a substituição de alguns postes e transformadores. O reforço no sistema de iluminação inclui a utilização de lâmpadas mais potentes, econômicas e eficientes. Os trabalhos no sexto quarteirão, defronte a Praça do Bosque, estão programados para terem início no próximo dia 13. A revitalização da Amando de Barros, com custo estimado em R$ 2 milhões, é executada com recursos da própria prefeitura e se estenderá até o cruzamento com a Rua Visconde do Rio Branco.