Obras do Poupatempo serão iniciadas na segunda-feira

De acordo com informações passadas pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal, as obras de adaptação do prédio e construção de anexos que abrigarão o Poupatempo, em Botucatu, terão início na próxima segunda-feira (28). O engenheiro Jonas Rodrigues de Sousa, da Somar Construtora, empresa contratada pelo consórcio B2BR, vencedor do processo licitatório que será responsável pela gestão, implantação, operação e manutenção da unidade, confirmou essa informações.

O imóvel, que funcionará na Avenida Floriano Peixoto, 461, antiga Indústria Blasi (foto) foi selecionado por técnicos do Poupatempo e da Secretaria de Gestão Pública por ser bem localizado, e bem servido por transporte público. Além disso, o edifício em pavimento único permite uma boa adequação. O posto ocupará uma área de 1.600m². “Solicitamos as ligações de água e energia para que possamos iniciar o trabalho no local. Com a montagem do canteiro, a partir da próxima segunda-feira já vamos colocar a mão na massa”, confirma Sousa.

A construtora executará a reforma do prédio e a construção de um anexo, colocando o imóvel em condições de receber os equipamentos. As obras serão executadas no prazo de quatro meses e deverão mobilizar cerca de 80 trabalhadores. O engenheiro concorda que o prazo é curto mas frisa que a empresa possui know-how em obras rápidas.

O Poupatempo de Botucatu foi viabilizado através de um trabalho realizado pelo prefeito João Cury junto a Secretaria de Estado de Gestão Pública. Dentro do plano de expansão do programa, trata-se do primeiro município com menos de 200 mil habitantes a ser contemplado. A confirmação da instalação aconteceu no dia 17 de abril de 2009, e foi anunciada pelo então governador José Serra, em visita feita ? Cidade.

Com investimento da ordem de R$ 26.300.000,00, o Poupatempo terá capacidade para realizar 2.700 atendimentos por dia e mais de 54 mil por mês, disponibilizando ? população serviços de órgãos como Instituto de Identificação, Detran, Acessa São Paulo, e-poupatempo, Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

A unidade permitirá a mais de 270 mil habitantes, moradores de Botucatu e mais 12 municípios vizinhos (Anhembi, Areiópolis, Bofete, Conchas, Itatinga, Laranjal Paulista, Pardinho, Pereiras, Porangaba, Pratânia, São Manuel e Torre de Pedra), o fácil acesso a cerca de 50 serviços públicos.

{n}Plano de Expansão {/n}

O Plano de Expansão do programa, anunciado em outubro de 2007 pelo Governo de SP, já entregou Postos Poupatempo nos municípios de Osasco, Santos, São José do Rio Preto, Jundiaí e Taubaté, e prevê ainda a implantação de Unidades nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Caraguatatuba, Tatuí, Botucatu, Cotia, Mogi das Cruzes, além de Cidade Ademar (região sul) e Lapa (região oeste), ambas na capital paulista.

{n}Programa Poupatempo{/n}

O Poupatempo é um programa do Governo de SP, vinculado ? Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação, que há mais de onze anos presta serviços de qualidade ? população. Disponibiliza ? população mais de 400 serviços, sendo emissão de RG, Atestado de Antecedente Criminais, Carteira de Trabalho e CNH os mais solicitados.