Obras de nova ciclovia na José Barbosa de Barros avançam em ritmo acelerado  

ciclovia-rua-jose-barbosa-de-barros-foto-carlos-pessoa-23-customQuem circula pelas imediações do Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros”, no Jardim Paraíso, observa que as obras de construção da nova ciclovia na Rua José Barbosa de Barros avançam em ritmo acelerado. O fim de semana foi de muito trabalho no local já que a intenção da Prefeitura é entregá-la até o final do mês de setembro.

A nova ciclovia já começou a ser construída na faixa central entre as pistas de rolamento. A proposta é de organizar melhor a distribuição do fluxo de veículos, ciclistas e pedestres. Estão sendo instalados tachões nas laterais para garantir mais segurança aos usuários da ciclovia, que se estenderá das proximidades da entrada atual da Fazenda Lageado até o antigo viradouro de trem. Também estão previstos o reforço na iluminação, com a substituição dos braços simples por braços duplos e o recape na Rua José Barbosa de Barros.

ciclovia-rua-jose-barbosa-de-barros-foto-carlos-pessoa-41-customDesde que foi inaugurada, nos anos 2000, a obra foi alvo de reclamações e pouco utilizada pelos ciclistas. “Decidimos fazer essa alteração porque o modelo atual é pouco utilizado pelos ciclistas e atrapalhava o estacionamento de veículos, que são obrigados a parar entre a via e a ciclovia. Além disso, também é uma questão de segurança. Já houve relatos de acidentes por conta de motoristas abrirem a porta e atingirem quem estava passando na ciclovia”, explica o secretário de Obras, Rafael Athanazio. “Vamos utilizar uma proteção para que a circulação dos ciclistas aconteça de forma segura”, completa.

A proposta é que o trecho reconfigurado permita a interligação com a outra ciclovia em construção no eixo universitário, passando por dentro do campus da Unesp, na Fazenda Lageado, onde será disponibilizada uma ciclofaixa. O projeto prevê que os ciclistas possam se deslocar até o campus da Unesp, em Rubião Júnior, em faixas adequadas e com toda a segurança necessária.