Obras de modernização do Parque Municipal entram na reta final

OBRAS NO PARQUE MUNICIPAL - FOTO CARLOS PESSOA (14) (Custom)

As obras de melhoria de infraestrutura e modernização do Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros, no Jardim Paraíso, entraram na reta final e a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o início do mês de Agosto. A entrega oficial à comunidade deverá acontecer no mês de Setembro durante a XXIII Feira do Verde, programada para acontecer no local, entre os dias 9 e 11.

Desde que assumiu a administração municipal, uma das metas do prefeito João Cury Neto era dotar o Parque Municipal de infraestrutura necessária para se transformar em uma das principais áreas de lazer de Botucatu. Nos últimos anos, o local passou por uma série de melhorias. Entre as obras realizadas estão a construção de calçadas, iluminação, esplanada para shows e construção do lago com deck em madeira.

OBRAS NO PARQUE MUNICIPAL - FOTO CARLOS PESSOA (36) (Custom)Nessa segunda etapa, o parque ganhará portaria com banheiros e centro receptivo com auditório e estrutura para exposições. O projeto inclui ainda o cercamento total do lago com guarda corpo em madeira para oferecer segurança aos frequentadores do local. Também foram construídas rampas com piso intertravado de concreto para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Em diversos pontos o parque receberá plantio de nova grama. Margeando o lago foram construídos dois quiosques em madeira tratada e com cobertura de telhas de barro. Entre a esplanada para shows e eventos e o centro receptivo será montada uma área recreativa com a instalação dos aparelhos de uma academia ao ar livre, playground para crianças além do plantio de grama e construção de guarda corpo.

OBRAS NO PARQUE MUNICIPAL - FOTO CARLOS PESSOA (29) (Custom)“A empresa deverá entregar as obras até o início de agosto para reinaugurarmos o parque com muitas novidades. Para nós será um grande prazer entregar essa obra para a população. Antes o parque ficava aberto mas sem nenhuma estrutura. Aqui havia apenas um pequeno quiosque e praticamente mais nada. Hoje além de apreciar a natureza, dentro de uma área de dez hectares, teremos muita diversão. Também vamos instalar brinquedos para o público jovem”, informa o secretário de Meio Ambiente, Perseu Mariani.

Segundo ele, a priorização das obras do parque como um investimento prioritário dentro do governo municipal foi fundamental para que o projeto não fosse interrompido, já que as dificuldades financeiras do Governo Federal levaram a interrupção do convênio celebrado com o Município.

OBRAS NO PARQUE MUNICIPAL - FOTO CARLOS PESSOA (15) (Custom)“Nossa promessa era entregar o parque totalmente revitalizado para a população. É preciso dizer que o prefeito João Cury não mediu esforços para viabilizar os recursos financeiros necessários para os investimentos. O corte no repasse pelo Ministério do Turismo foi de mais de 50%. O aporte de recursos do município foi fundamental para conclusão das obras”.

Perseu lembra que fazia parte do projeto mas por limitação financeira não foi possível viabilizar a construção de uma concha acústica para shows. “Acho que o próximo prefeito deveria investir nessa estrutura, bem como na construção de uma lanchonete”, sugere.

A entrega oficial das obras à comunidade deverá coincidir com a 23ª edição da Feira do Verde, que pelo quarto ano seguido acontecerá nas dependências do parque municipal, entre os dias 9 e 11 de setembro.