Obras de modernização da Vital Brazil serão iniciadas

Nesta quarta-feira (8), a Prefeitura de Botucatu e a Construtora Resiplan darão início à primeira etapa das obras de modernização da Avenida Vital Brazil, um dos principais corredores comerciais da Cidade. A ação faz parte do programa “Adote uma Área”, que permite a parceria entre o poder público e a iniciativa privada para a conservação de praças e outras áreas verdes.

Pelo acordo firmado no último mês de agosto, a empresa ficará responsável pela revitalização e manutenção dos canteiros centrais da avenida. O trecho, de cerca de 1.100 metros de extensão, contempla 12 quadras entre a Rua Prefeito Tonico de Barros e a Rua Pinheiro Machado.

As obras terão início com a substituição de árvores, além de reparos e pintura dos canteiros. Por conta do fluxo intenso de veículos na avenida, os serviços serão executados à noite, a partir das 22 horas. A previsão é que nessa primeira etapa os trabalhos se estendam por um período entre 30 e 45 dias.

A intervenção inclui o plantio de grama, agapantos e lírios de cores diversas no canteiros centrais, criação de passagens para pedestres, plantio de mudas de palmeiras Rabo de Raposa com altura mínima de dois metros, instalação de totens energizados por painéis fotovoltaicos com indicação do nome da avenida e divulgação da marca Resiplan, além de introdução de um grande relógio-termômetro que indicará hora certa e temperatura.

Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana promoverá a instalação de um semáforo no cruzamento da Vital Brazil com a Rua José Dal Farra.

 

Mais mudanças

Ao longo dos últimos anos, a Vital Brasil transformou-se em um dos pontos mais movimentados e valorizados da cidade. Pelo local circulam diariamente cerca de 14 mil veículos. A avenida também transformou-se no endereço de grandes empresas e abriga alguns dos principais lançamentos imobiliários dos últimos anos. A proposta é que haja uma transformação estética que acompanhe o momento de efervescência que a avenida tem experimentado.

 Borgatto explica que decidiu propor a parceria à prefeitura pelo fato dos principais empreendimentos da Resiplan – o Boulevard Cidade e o Polo Cosmopolitan – estarem em construção na região da Vital Brasil e por acreditar que o local pode se transformar em um dos endereços mais charmosos e valorizados da cidade.

“A sede da nossa empresa também está lá e eu mesmo moro por ali. Acho a avenida magnífica. Agradeço a prefeitura pela oportunidade de celebrarmos essa parceria. Assim como acontece em todos os nossos empreendimentos, vamos fazer um trabalho bem feito, bonito e inovador”, afirma o empresário.

Durante a reunião que oficializou a parceria, o prefeito João Cury sugeriu que a modernização da Vital Brasil não se limite apenas à melhoria dos canteiros centrais. Sua proposta é buscar entendimento com os comerciantes e moradores da avenida para investir em outras mudanças como a padronização completa das calçadas, com utilização de piso drenante e intertravado, construção de rampas de acessibilidade, instalação de lixeiras e troca dos abrigos de ônibus. 

“Nossa ideia é dar uma repaginada completa na Vital Brasil, melhorando sua estética e as condições de mobilidade e acessibilidade. A revitalização fará daquele local um ponto de encontro das famílias, para fazer caminhada e aproveitar tudo o que a avenida oferece, num ambiente mais bonito e agradável. A cidade é nossa grande casa, e além de funcional e bem estruturada, tem que ser bonita. É isso que vai acontecer com a Vital”, garante.