Obras de esgoto sanitário avançam no Rio Bonito

A Sabesp está investindo cerca de R$ 5 milhões na implantação do sistema de esgotos sanitários nos bairros Rio Bonito e Mina. O empreendimento, que compreende uma estação de tratamento de esgotos e quatro unidades bombeadoras, está sendo realizado em várias frentes de trabalho.

Os serviços incluem, ainda, o assentamento, com mão de obra própria da Sabesp, de mais de 30 quilômetros de redes coletoras e linhas de recalque. As obras estão em fase avançada, com cerca de 50% dos trabalhos já executados, e devem ser finalizadas em março de 2016.

O novo sistema, com capacidade para tratar 12 litros por segundo de esgotos, vai atender cerca de 1.500 imóveis existentes nestes dois bairros, além de mais 37 residências do loteamento Vivendas Belas Vista que também passarão a ser atendidas pela Sabesp, com rede de água, coleta e tratamento de esgotos. Além de beneficiar a população, o empreendimento, realizado em parceria com a Prefeitura de Botucatu, também contribuirá diretamente para a despoluição do rio Tietê.

O sistema de esgotamento sanitário que está em construção deverá atender o crescimento vegetativo da região previsto para os próximos 25 anos. O prefeito João Cury destaca que a obra contribuirá com o complexo processo de despoluição do Rio Tietê, com a preocupação de garantir aos usuários do rio uma água de qualidade.

“Vamos contribuir para melhorar a qualidade do Rio Tietê no trecho que passa por aqui, diminuindo consideravelmente o número de agentes poluidores dentro do rio por conta do esgotamento sanitário. Estamos executando uma obra de grande apelo ambiental, turístico e de saúde pública”, conclui.