Nova sinalização em pontos de ônibus agrada usuários

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semutran) tem instalado em Botucatu um novo tipo de sinalização vertical como forma de identificar pontos de rota dos ônibus do sistema de transporte coletivo. Trata-se de um totem de metal, que instalado na calçada fica a 1,60m de altura.

A principal diferença em comparação aos antigos modelos de “postinhos” (concreto e metal) é que o atual traz informações como a identificação das linhas e empresas que passam pelo local, além do número do ponto e do telefone 156. Assim, caso note algum tipo de anormalidade em relação ao serviço, o usuário pode informar sua posição e acionar a Semutran.

Até o momento 35, de um total de 80, já foram instalados pela Cidade. Bairros novos, vias de grande circulação, pontos de ônibus onde ainda não eram identificados ou mesmo que tinham postes danificados a serem substituídos são locais que preferencialmente tem recebido este novo modelo de sinalização do transporte coletivo. Hoje Botucatu contabiliza mais de 400 pontos de ônibus.

“Além de ser mais funcional, este novo modelo de totem é mais barato que os postinhos antigos de metal que ainda são recuperados e reutilizados em outros tipos de sinalização vertical espalhados pela Cidade”, argumenta Henry Bento, diretor de tráfego da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

“Estamos estudando outras soluções para melhorar ainda mais o serviço de transporte coletivo, que está em mudança constante. Já são mais de 27 mil que utilizam ônibus para de mover de um ponto a outro na Cidade e por isso temos que buscar alternativas para oferecer qualidade a este público. Certamente neste segundo semestre, outras novidades serão implantadas”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Vicente Ferraudo.