Mutirão retira mais de 60 caminhões de material inservível da região leste

Mais uma vez a Prefeitura de Botucatu deixou sua marca através do Meu Bairro de Cara Nova, programa de iniciativa da Secretaria de Obras, com apoio de demais secretaria e Sabesp, que concentra serviços de infraestrutura e zeladoria em um setor específico da Cidade. 

No último sábado (19) um grande mutirão envolvendo mais de 15 caminhões e 100 funcionários promoveram uma verdadeira limpeza nos bairros Jardim Ciranda, Jardim Vista Linda, Jardim Peabiru e Conjunto Habitacional Arnaldo Leotta de Mello (Cohab 2), região Leste de Botucatu. A quantidade de material inservível retirado das casas foi suficiente para encher mais de 60 caminhões. Na ocasião também foi feito plantio de ipês roxos em quatro praças da localidade.

A iniciativa contou com a participação do prefeito João Cury Neto; vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas Jr.; deputado estadual, Fernando Cury; secretário de Obras, André Peres; secretário de Meio Ambiente, Perseu Mariani; secretária de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira; secretário de Descentralização e Participação Comunitária, Paulo Sérgio Alves; secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Henry Bento; secretário adjunto de Obras, Willian de Oliveira e Silva; superintendente da Sabesp – unidade de negócios Médio-Tietê, Mário Eduardo Pardini Affonseca; vereadores Ednei Carreira e Valmir Reis, entre outros.

O mutirão coroa todo o trabalho realizado ao longo das últimas duas semanas neste setor da Cidade, que incluiu manutenção de praças, poda de árvore, roçada e capina nas áreas verdes e canteiros, instalação de placas com nomes de rua, “pare” e sinalização de solo. Mas o programa continua nesta semana com equipes na região Leste dando continuidade aos serviços de pintura de guias e ao recape no Vista Linda e Ciranda.

“Se comparado ao que era antes… é uma nova vida, uma nova vila. A gente se sente no centro da Cidade”, afirma Adriana Cristina Dias de Oliveira, 41 anos, dona de casa e moradora do Jardim Ciranda. 

A equipe de agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde visitaram casa por casa, orientando moradores sobre a importância da eliminação dos focos de procriação do mosquito Aedes aegypti. Os domicílios que não apresentaram qualquer recipiente de água parada receberam uma espécie de “selo de qualidade” como forma de valorizar aquele morador que faz a sua parte no combate à dengue, zika e chikungunya.

“O efeito desta ação é grandioso porque demonstra exemplo por parte do poder público e gera um estimulo positivo junto à população para que mantenha a limpeza da sua residência em dia. E não apenas por conta da proliferação do Aedes aegypti, mas também em relação a outros riscos à saúde pública que são evitados caso todo esse lixo eventualmente fosse parar em algum terreno baldio”, argumenta Rodrigo Iais.

“A primeira etapa foi um piloto e teve um volume maior do que imaginávamos. Por isso dessa vez decidimos concentrar os trabalhos em menos bairros. E mais uma vez alcançamos nosso objetivo. A partir do momento que o poder público vai pra rua e conversa com a população começa a sentir a necessidade de cada um, é o que faz a diferença”, comenta o secretário de Obras, André Peres.

A previsão da Secretaria de Obras é, na próxima etapa do Meu Bairro de Cara Nova, continuar com serviços de zeladoria na região Leste, desta vez no Jardim Brasil, Jardim Cristina e Arlindo Durant.

(Ass. de Imprensa Prefeitura)

Fotos: Ass. de Imprensa da Prefeitura