Mutirão recolhe toneladas de inservíveis. Ações de zeladoria continuam na região norte

O grande mutirão do programa Meu Bairro de Cara Nova, realizado no sábado passado (20) em nove bairros da região norte [Jd. Monte Mor, Jd. Iolanda, Jd. Flamboyant, Jd. Itália, Chácara dos Pinheiros, Jd. Mirante, Jd. Paraíso II, Altos do Paraíso e Colinas do Paraíso], pode ser avaliado como mais uma ação de grande sucesso da Prefeitura de Botucatu.

A iniciativa contou com a participação de mais de 200 pessoas. Entre elas, o prefeito João Cury  Neto, secretários municipais, servidores das Secretarias de Obras, Saúde, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Sabesp, Sucen [Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo], Monte Azul, Guarda Civil Municipal, entre outras. A Secretaria de Educação ainda ofereceu almoço na escola Angelino de Oliveira àqueles que participaram do mutirão.

A Secretaria de Obras estima que, somados os trabalhos realizados ao longo da última semana e no dia do mutirão, tenham sido retiradas quase 800 toneladas de materiais inservíveis dos bairros percorridos. Móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, latas e baldes são alguns tipos de lixo que foram tirados de circulação.

“Só depois de uma ação como esta percebemos como o consumo desenfreado leva a população acumular objetos que perdem rapidamente sua utilidade e por isso somos conduzidos a comprar mais e mais. Quando nos damos conta, estamos cercados de coisas sem serventia, que geram dor de cabeça e fazem as pessoas descartarem todo esse lixo de maneira incorreta nos terrenos. Por isso esse mutirão é importante não apenas pela limpeza em si e os benefícios à saúde pública, mas também para provocar essa reflexão quanto ao consumo exagerado”, argumenta o secretário de Obras, André Peres.

Além do recolhimento de materiais inservíveis, agentes da Vigilância Ambiental em Saúde percorreram casa por casa dos bairros abrangidos pelo programa. Eles orientaram os moradores sobre os potenciais recipientes de água parada e que podem servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.  As casas que apresentaram melhores cuidados receberam um selo alusivo de combate ao mosquito com os dizeres “Eu faço a minha parte”.

Outro destaque foi a revitalização feita na área pública ao lado do Campo do 7 de Setembro, na Rua Izidoro Bertaglia, Jardim Flamboyant, onde está instalada uma academia ao ar livre. Com ajuda da Secretaria de Esportes, foi providenciado o reparo de alguns aparelhos para atividade física e instalado um playground. Novo paisagismo, rampa de acessibilidade e um bebedouro agora também fazem parte do espaço. A Secretaria de Mobilidade Urbana ainda instalou uma cobertura de metal no ponto de ônibus já existente no local.

Totens do Meu Bairro de Cara Nova e o plantio de ipês brancos também marcaram a passagem do programa no Monte Mor, Iolanda e Flamboyant. Como a demanda apresentada foi muito maior do que o esperado, a Secretaria de Obras continuará com os serviços de zeladoria até chegar aos demais bairros programados anteriormente como Jd. Itália, Chácara dos Pinheiros, Jd. Mirante, Jd. Paraíso II, Altos do Paraíso e Colinas do Paraíso.

“Como este foi um piloto, sabíamos que encontraríamos muitos problemas no meio do caminho. Até porque estamos em contato direto com a população. A chuva deste início de semana também atrapalha, mas vamos avançar aos outros bairros. Temos ainda muitos terrenos para limpar, ruas para recapear e fazer tapa buraco, bueiros a serem desentupidos, sinalização de trânsito a ser demarcada, enfim, muito serviço pela frente. Problemas pontuais de iluminação e saneamento também estão sendo anotados e encaminhados à CPFL e Sabesp”, informa André Peres.

“O importante é, ao fim de toda essa ação, a maioria da população sair satisfeita e com a esperança renovada de que a Prefeitura não deixou de ouvir seus anseios. E assim que acabarmos essa primeira ação, já começamos a planejar a próxima pois trata-se de um programa de caráter continuo dentro do cronograma da Secretaria de Obras”, completa.

“Este programa vem mostrar que a Prefeitura não está esquecendo ninguém, que estamos ao lado da população. Enxergando seus problemas que parecem pequenos, mas que acumulados acabam irritando o povo e geram um sentimento de abandono. Então uma ação como essa, a gente vem pra dar uma geral no bairro. Planta árvore, pinta guia, arruma o abrigo de ônibus, já faz o recape e a lombada, e que termina com uma grande faxina no sábado. E o que nos dá mais orgulho é ver todos esses servidores da Prefeitura unidos para resolver os anseios da população”, valoriza o prefeito João Cury.

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)