Mutirão para recolhimento de materiais inservíveis acontece neste sábado (20)

O programa Meu Bairro de Cara Nova promove neste sábado (20) o tão aguardado mutirão para recolhimento de materiais inservíveis acumulados pela população. A iniciativa do poder público está prevista para começar às 8 horas, com ponto de partida na rotatória próxima ao projeto social gerenciado pelo Núcleo Assistencial Paulo e Estevão[antigo PIEC], no Jardim Monte Mor. O mutirão também se estenderá a outros oito bairros da região norte de Botucatu: Jd. Iolanda, Jd. Flamboyant, Jd. Itália, Chácara dos Pinheiros, Jd. Mirante, Jd. Paraíso II, Altos do Paraíso e Colinas do Paraíso.

O objetivo é retirar das casas e terrenos baldios, principalmente, recipientes que possam acumular água e, assim, ser potencial foco de procriação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Apenas não serão recolhidos restos de construção e podas de árvores.

Participarão deste mutirão mais de 20 caminhões e cerca de 200 pessoas. Entre elas, servidores das Secretarias de Obras, Saúde, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Sabesp, Sucen [Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo], Monte Azul, Guarda Civil Municipal, entre outras. 

As casas que não apresentarem qualquer foco de água parada receberão uma espécie de “selo de qualidade” como forma de valorizar aquele morador que faz a sua parte no combate às doenças transmitidas pelo inseto.  Ao final de cada ação, o bairro ainda receberá um totem como forma de marcar a passagem do programa naquela localidade. 

Saldo positivo

Até agora, após quatro dias de execução do programa Meu Bairro de Cara Nova, já foram limpos mais de 50 terrenos baldios, instalados mais de 40 placas de “Pare”, e utilizadas mais de 500 toneladas de massa asfáltica, entre recape e tapa buraco. Sem falar nas pinturas de solo para sinalização do trânsito e recuperação de guias. A área pública onde está instalada uma academia ao ar livre, na Rua Izidoro Bertaglia, no Jd. Flamboyant, também tem sido revitalizada e receberá uma cobertura para o ponto de ônibus ali existente.

“Nesta primeira etapa do programa a demanda tem sido maior do que imaginávamos no Monte Mor, Iolanda e Flamboyant. Por isso devemos chegar nos demais bairros só na próxima semana. O importante é zerar aquelas pendencias que incomodam a população no seu dia a dia. Também contamos com a colaboração da população para que mantenham  à limpeza dos terrenos particulares em dia e que lixos não sejam descartados irregularmente nas áreas públicas”, enfatiza o secretário de Obras de Botucatu, André Peres.

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)