Mutirão de atendimento mobiliza o Poder Executivo

As solicitações de agendamento para audiências com o prefeito João Cury Neto, formuladas pela população e que ficaram represadas no primeiro semestre foram todas atendidas na última sexta-feira (19), em um grande mutirão que se estendeu das 8 ? s 17h30 e mobilizou todo o governo. O atendimento aconteceu nas dependências da EMEF “Dr. Cardoso de Almeida”.

O contato direto com o prefeito e seus secretários permitiu ? população encaminhar as mais variadas demandas, apresentar sugestões e discutir questões importantes para a comunidade, além de buscar apoio do poder público para a solução de problemas como a inserção no mercado de trabalho.

E foi justamente a busca por emprego a situação mais recorrente e que chamou atenção do prefeito. Diz que foi procurado por pessoas bem qualificadas que precisam de emprego e outros que ainda não têm qualificação e tem o trabalho para qualificá-los.

“Conseguimos fazer vários encaminhamentos e acredito que algumas pessoas vão conseguir emprego rapidamente porque o perfil se encaixa com aquilo que temos no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Em outras situações a prefeitura pode servir como interlocutora, buscando as empresas que eventualmente possam ter interesse em determinado currículo. A Prefeitura talvez não gere imediatamente o emprego mas é um meio de poder aproximar a pessoa de um possível empregador. Isso eu faço com maior prazer. Não prometo que consigo, mas prometo que corro atrás. Temos que valorizar quem quer trabalhar”, comenta João Cury.

Satisfeito com a oportunidade de aproximar ainda mais a equipe de governo da população, o prefeito classificou de ‘excelente’ o mutirão, mas ressaltou que outros mecanismos têm sido usados com sucesso para que a sintonia fina entre os interesses da comunidade e as ações do poder público possam ser preservadas.

Cury diz que atende muita gente todo dia e esse contato direto com a comunidade também serve para deixar claro que as portas da prefeitura estão abertas e existem os mais variados canais para que os cidadãos possam se manifestar e encaminhar as mais diversas demandas ao poder público.

“Havia gente descrente de que pudesse ser atendida ou que seu pleito seria encaminhado. Isso mostra o quanto é importante ser acessível. A população não aceita mais prefeito de gabinete. Hoje demos encaminhamento e resolvemos vários problemas. Isso nos deixa muito animados, nos revigora, nos fortalece e dá sentido para a vida pública. Quando temos o contato direto com o povo, ouvimos as suas angústias, seus sonhos. Foi um dia de revigoramento, de ouvir boas ideias. Na medida em que ouve, o governo se permite receber boas propostas para transformá-las em políticas públicas que melhorem a vida das pessoas”, conclui Cury.