Mutirão arrecada 14 toneladas de Lixo eletrônico

Na última sexta-feira (7) foi realizada a entrega do relatório final e dos certificados de destinação correta aos parceiros do segundo mutirão de lixo eletrônico e óleo de cozinha na Cidade. Segundo dados apresentados pela Eletrolixo o mutirão arrecadou em Botucatu mais de 14 toneladas de lixo eletrônico e aproximadamente 379 litros de óleo de cozinha.

A ação realizada pela Prefeitura de Botucatu em parceria com a empresa Eletrolixo Logística entre os dias 6 a 17 de maio teve como objetivo recolher diferentes tipos de equipamentos e resíduos eletroeletrônicos como celulares, computadores, monitores, televisores, impressoras, aparelhos de som, entre outros. Neste ano, através da campanha, também pode ser descartado óleo de cozinha, o que garante a destinação final consciente do produto e a eliminação de riscos ao meio ambiente.

A cerimônia que ocorreu durante as atividades da Semana do Meio Ambiente na Praça Emilio Pedutti (Bosque) contou com a participação do secretário da pasta, Perseu Mariani, a engenheira ambiental e diretora da Eletrolixo Logística Reversa, Milena Lozano, representantes do Fundo Social de Solidariedade e parceiros.

As arrecadações foram realizadas em 18 pontos de coletas, chamados de “eco pontos”, espalhados por toda Cidade. Em 2012 o mutirão arrecadou em Botucatu cerca de 12,5 toneladas de lixo eletrônico.

De acordo com a engenheira ambiental e diretora da Eletrolixo Logística Reversa, Milena Lozano, até a data presente o mutirão de Botucatu foi o melhor realizado pela empresa no Estado de São Paulo. “No ano passado o mutirão já havido sido um sucesso e este ano novamente Botucatu se destacou”, comenta.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Perseu Mariani, após a realização do mutirão as pessoas de Botucatu ainda poderão continuar a descartar corretamente o lixo eletrônico em Botucatu através da Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Rua General Telles, nº 1603, no Centro. Outras informações pelo telefone (14) 3882-1290.

{n}Caráter beneficente{/n}

Este ano a campanha para recolhimento de lixo eletrônico e óleo de cozinha na Cidade adotou o slogan “Todos juntos em prol da sustentabilidade” e todo o lucro do material arrecadado durante o mutirão foi revertido em benefício do Fundo Social de Solidariedade de Botucatu.

Na oportunidade as funcionárias do Fundo Social de Solidariedade Simone Cordeiro e Luizi Delgado, representando a primeira dama e presidente do FSS, Rachel Ferronato Cury receberam o valor de R$ 301,30 do lucro da Campanha e mais 95 unidades de detergentes biodegradáveis.

{n}Semana do Meio Ambiente {/n}

A Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura de Botucatu foi realizada entre os dias 5 e 8 deste mês com diversas atividades. Entre os dias 5 e 7, na Praça Emílio Pedutti (Praça do Bosque) a programação contou com exposições; intervenções cênico-circenses; fadas floridas do Grupo Maya Lila; arte de rua; atividades lúdicas; jogos; dinâmicas ambientais; oficinas; palestras; apresentações culturais e cinema ambiental.

Já no sábado (8) foi realizada uma inspeção veicular no Largo da Catedral Metropolitana de Botucatu. A ação que encerrou as atividades da Semana do Meio Ambiente na Cidade também fez parte da quarta campanha “Botucatu por um ar mais puro”, uma parceira entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana.

Mais de 120 veículos que passaram pela vistoria foram contemplados com uma sacola ecológica personalizada da ação e uma muda de árvore. O evento no Largo da Catedral também contou com sorteios de brindes, doados pelos parceiros e com os serviços do Poupatempo e Hemocentro da Cidade.

Os membros da Associação de Proteção aos Animais (APA) estiveram presentes com a doação de animais e a Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético (Abad) realizou exames de glicemia e pressão arterial.