Motos ganham espaço exclusivo em cruzamento

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Botucatu executou nesta segunda-feira (31) uma nova sinalização de solo no cruzamento da Rua Major Matheus e Avenida Vital Brazil, próximo ao pontilhão de trens da antiga Fepasa (sentido Vila dos Lavradores/Centro).

Trata-se da Parada Segura, um espaço exclusivo de espera aos motociclistas antes da abertura do semáforo. A intenção da Semutran é estimular que os motociclistas procurem este espaço ? frente dos carros para que tenham mais segurança. Se der certo, a sinalização pode ser implantada em outros cruzamentos onde acidentes envolvendo motocicletas sejam mais frequentes.

Este trecho, escolhido para a implantação desta nova sinalização, é o mais movimentado da Cidade. De acordo com o último levantamento feito pela Semutran, em novembro de 2013, o cruzamento localizado abaixo do pontilhão chega registrar a passagem de 15 a 20 mil veículos por dia. Deste total, 15%, ou seja, pouco mais de 2 mil são motos. Botucatu tem atualmente uma frota de 86 mil veículos. Destes, 16,2 mil são motocicletas e motonetas.

“Estamos ainda em período de teste e aceitação deste tipo de sinalização, também utilizado em São Paulo. O objetivo é fazer com que os motociclistas, por estarem em uma condição mais vulnerável no trânsito, possuam um espaço seguro enquanto aguardam a abertura do semáforo, evitando assim possíveis acidentes. Como também são mais leves e ágeis, as motos posicionadas ? frente dos demais veículos permitem que o trânsito flua melhor nos cruzamentos semafóricos”, argumenta o secretário de Mobilidade Urbana, Vicente Ferraudo.