Monte Mor, Iolanda e Flamboyant receberam Meu Bairro de Cara Nova

O primeiro dia do programa Meu Bairro de Cara Nova foi bastante intenso e com saldo bastante positivo para a população. Nesta segunda-feira (15) os serviços de infraestrutura e zeladoria se concentraram principalmente no Jardim Monte Mor, Iolanda e Flamboyant. 

A Secretaria Municipal de Obras já providenciou a limpeza de mais de 30 terrenos particulares, dos quais seus proprietários receberão notificação de multa. Áreas públicas com mato alto também tiveram atenção especial das equipes de capina e roçada, como foi o caso do espaço onde está localizada a academia ao ar livre na Rua Izidoro Bertaglia, ao lado do Campo do 7 de Setembro.

O secretário municipal de Obras, André Peres, esteve presente neste local acompanhado do secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira, e identificou outras demandas apontadas pelos próprios moradores como o conserto de alguns equipamentos para exercício físico, instalação de mais lixeiras e reforço da iluminação.

Para o serviço de tapa-buraco foram utilizadas 47 toneladas de massa asfáltica. A Avenida Lourenço Castanho, principal acesso ao Monte Mor, foi uma das vias recuperadas. A equipe de asfalto da Secretaria de Obras ainda construiu quatro novas lombadas, distribuídas nas ruas Carolina Alves Bavia (2), Tulio Dalto  e João Barreiro Filho. Todas foram sinalizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu, também tem contribuído com uma ação de conscientização sobre a coleta seletiva, que se estenderá ao longo desta semana. No trabalho porta a porta, estão sendo entregues folhetos educativos  e imãs de geladeira para que a população possa assimilar o dia da semana que o caminhão de coleta seletiva passa em seu bairro. 

Ao todo serão distribuídos mais de 40 mil folhetos e mais de 20 mil imãs. Um carro de som acompanha o grupo para facilitar a atenção dos moradores. A atividade faz parte do programa “Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda”, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

“Ainda temos uma semana bastante cheia pela frente. Por isso estamos acompanhando de perto cada trabalho e ouvindo muito a população. É ela que dá o ritmo daquilo que é prioridade para ser feito em cada bairro. Queremos que as pessoas sintam orgulho do bairro onde moram e por isso precisamos fazer a nossa parte”, afirma Peres.

Mutirão no sábado

O Meu Bairro de Cara Nova abrangerá nesta primeira etapa nove bairros da região norte. Além do Monte Mor, Iolanda e Flamboyant, o cronograma prevê serviços no Jd. Itália, Chácara dos Pinheiros, Jd. Mirante, Jd. Paraíso II, Altos do Paraíso e Colinas do Paraíso. 

As ações do programa terminam no sábado (20), com a realização de um grande mutirão de limpeza com recolhimento de materiais inservíveis [exceto restos de construção e podas de árvore] com foco no combate à dengue, zika e chikungunya.

Agentes da Secretaria Municipal da Saúde visitarão casa por casa e irão orientar a população  quanto à eliminação dos focos de procriação do mosquito Aedes aegypti.

As casas que não apresentarem qualquer foco de água parada receberão uma espécie de “selo de qualidade” como forma de valorizar aquele morador que faz a sua parte no combate às doenças transmitidas pelo inseto. 

Ao final de cada ação, o bairro ainda receberá um totem como forma de marcar a passagem do programa naquela localidade. A iniciativa do Meu Bairro de Cara Nova é da Secretaria Municipal de Obras, com apoio de outras secretarias do poder público municipal. 

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)