Ministro libera construção de viaduto em Botucatu

O deputado federal Milton Monti (PR/SP) obteve, na tarde desta quinta-feira (29), em audiência com o ministro dos Transportes, César Borges, a confirmação do seu pedido para que o processo licitatório das obras de construção dos viadutos sobre as linhas férreas dos municípios de Botucatu (SP) que irá fazer a ligação do Jardim Cristina com o Jardim Paraíso.

Com o apoio do ministro para o início imediato das obras, o deputado Milton Monti consegue fazer valer a emenda orçamentária que destina recursos financeiros ? construção dos viadutos nesses municípios, aprovada pelo próprio deputado na Comissão de Viação e Transportes.

A audiência contou com a presença do prefeito de Botucatu, João Cury, do vereador Josey de Lara Carvalho, de Botucatu, do vereador Fábio Manfrinato (Fabinho), de Bauru, além do prefeito Marcos Monti, de São Manuel (SP), que puderam constatar o trânsito do deputado junto ao governo para a aprovação dessas importantes obras.

O viaduto sobre a linha férrea de Botucatu ficará localizado no Jardim Paraíso. Em Bauru serão construídos dois viadutos, um na Avenida Comendador José da Silva Marta e outro na Rua Valdemar Pereira da Silveira.

Com o viaduto em Botucatu, os bairros como Vila Maria, Vila Ema, Jardim Cristina entre outros bairros adjacentes terão acesso a região do Jardim Paraíso por esse viaduto, que irá transpor a linha férrea (antiga Ferroban) e o ribeirão Lavapés, que cortam aquela região da cidade.

O deputado salientou que vinha trabalhando para viabilizar esse projeto desde que o prefeito João Cury tomou posse como prefeito, em 2009. “Ele (o prefeito) me convenceu de que esta era uma obra de fundamental importância para trazer benefícios para a cidade. Procurei o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (na época) e detalhei a necessidade de conseguir verba federal para execução do projeto. Ele entendeu, aprovou e liberou. Foi esse o primeiro passo”, lembra o deputado.

Prefeito João Cury Neto enfatizou que essa obra é uma reivindicação antiga e de extrema necessidade para unir dois setores importantes da Cidade e que irá contribuir pelo desenvolvimento daquela região. “A extensão do viaduto serão os engenheiros que vão nos dizer, depois de fazer um estudo detalhado daquela região da cidade e nos entregar o projeto. A obra deverá custar algo em torno de R$ 20 milhões”, vislumbrou João Cury. “Esta era uma reivindicação antiga e que agora com a ajuda do deputado Milton Monti, estamos viabilizando”, acrescentou o prefeito.

Nesse mesmo encontro, o deputado Milton Monti, junto ao prefeito de São Manuel, também solicitou o apoio do ministro para que sejam realizados o estudo de viabilidade técnica e ambiental e o projeto executivo que visam a construção de uma passagem subterrânea ou superior no cruzamento da Rua General Osório e da Rua Coronel Emiliano com a linha férrea existente no município.