Materiais de ajuda humanitária estão sendo entregues em Botucatu

Fotos: Valéria Cuter

Teve início na última segunda-feira (21) a entrega dos materiais de ajuda humanitária disponibilizados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo para as famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram em Botucatu no dia 16 deste mês.

A Cidade foi contemplada pelo Estado com cobertores, colchões, lençóis, kits de limpeza compostos por alvejante, balde, rodo, sabão, vassoura, saco de lixo, luva de plástico, pano de chão e pá; e também kits de higiene formados por materiais como creme e escova dental, esponja, sabonete e toalha de banho.

A distribuição dos materiais está sendo feita pela Defesa Civil de Botucatu em parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva, os materiais são destinados para algumas famílias que foram temporariamente desalojadas de suas residências, que totalizam 36 pessoas.

“Este material é de fundamental importância para estas famílias que tiveram perdas significativas com as chuvas. O Centro de Atendimento ao Migrante Itinerante e Mendicância (Camim) e a Casa Transitória também serão contemplados já que também tiveram suas instalações atingidas”, explica.

Ele ainda ressalta que além dos materiais recebidos pelo Governo do Estado, a Secretaria de Assistência Social também está entregando alimentação ? s pessoas necessitadas. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde realiza atendimento aos moradores das casas que foram atingidas pelas chuvas e tiveram contato direto com a água.

“A intenção é orientar os munícipes sobre as medidas preventivas que devem ser tomadas em relação ? s doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada, principalmente as crianças que são mais vulneráveis”, destaca Paulo Renato, lembrando que as pessoas que necessitarem de algum tipo de atendimento devem entrar em contato com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas),

{n}Intervenção imediata{/n}

Essa ajuda ? s famílias vítimas do temporal deste início de ano só foi possível após intervenção imediata do prefeito de Botucatu, João Cury Neto, que encaminhou um ofício diretamente ao Governo do Estado e destacou que fez questão de acompanhar o trabalho da Defesa Civil e de todos os envolvidos que ajudaram a população naquele dia.

“Pude ver de perto o desespero e testemunho das pessoas diante do volume impressionante de água que caiu sobre Botucatu. Graças a um esforço conjunto e bem articulado do Poder Público, felizmente não tivemos o registro de vítimas, apenas perdas materiais. Por isso, não hesitei em solicitar ajuda ao Governo do Estado, o qual temos só a agradecer, porque a necessidade dessas famílias atingidas pela chuva exige atitudes rápidas da Administração Pública”, enfatiza o prefeito