Maio Amarelo: Praça do Bosque recebe simulador de impacto, neste sábado (21)

Quem passar pela Praça do Bosque, no Centro de Botucatu, no próximo sábado (21), verá uma paisagem diferente. Isto porque a concessionária Rodovias do Tietê realizará, em parceria com a Prefeitura de Botucatu um evento em apoio ao Movimento Maio Amarelo.

Durante as atividades, que terão início às 10h30, a população poderá testar o Simulador de Impacto da Artesp, equipamento que simula uma batida a 5 km/h, demostrando a importância do uso do cinto de segurança. Os participantes do evento também receberão brindes, orientações sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e dicas de segurança viária.

Durante este mês de maio, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran), Guarda Civil Municipal (GCM), Policia Militar e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também têm promovido bloqueios educativos entorno desta campanha.

O Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, fomentando a discussão em diversos níveis. Além de promover conscientização, o movimento convida as pessoas a fazerem um trânsito mais humano, chamando a atenção para atitudes simples, mas que podem salvar vidas. Entre elas está a utilização do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro; o não uso de celular e outros dispositivos eletrônicos ao conduzir um veículo; respeito à sinalização de trânsito; e não ultrapassar os limites de velocidade da via.

Vale lembrar que, em 2011, Botucatu assinou o pacto elaborado na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual compromete os países signatários da resolução, entre eles o Brasil, a desenvolverem até 2020 ações concretas para a redução em 50% do número de feridos e mortes causadas no trânsito.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que três mil vidas sejam perdidas diariamente nas estradas e ruas. Assim, os acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo.  O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito.

Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Mais informações sobre este movimento no site maioamarelo.com.

 

Com informações: Assessoria de Imprensa – Rodovias do Tietê

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)