Lançado o Orçamento Participativo que terá oito etapas

Munícipes ligados aos mais diferentes segmentos sociais e movimentos populares de Botucatu marcaram presença na tarde desta segunda-feira (4), na Sala de Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação, para acompanhar o prefeito João Cury Neto realizar a abertura dos trabalhos do Orçamento Participativo (OP) 2011/2012.

Durante o evento, João Cury apresentou oficialmente a nova equipe do Orçamento Participativo, que estará sob a coordenação de Paulo Sérgio Alves, conhecido como Paulinho do OP. “Para este ano estão previstas assembleias em todas as regiões da cidade. O trabalho de consulta e debate com a comunidade, interrompido em 2007, será retomado com uma série de modificações, com a finalidade de ampliar a participação popular e tornar mais democrático o processo de decisão sobre os investimentos a serem realizados na cidade”, disse Alves.

O coordenador enfoca que a primeira etapa do ciclo do Orçamento Participativo 2011/2012 será composta por cinco assembléias informativas. “A primeira delas acontecerá na região Sul, já nesta terça-feira (5), ? s 19h30, na escola municipal Antenor Serra (Serrinha)”, adianta.

Estão sendo convidados moradores dos bairros: Lavapés, Clemente Jorge Roncari (Cohab 5), Conjunto Habitacional Antonio Delmanto (Cohab 6), Conjunto Habitacional Joaquim Vernini (Comerciários 1), Conjunto Habitacional Roque Ortiz Filho (Comerciários 1), Conjunto Habitacional Leandro Alarcão (Comerciários 3), Conjunto Habitacional José Bicudo Filho (Comerciários 4), Conjunto Residencial Souza Santos, Parque Santa Inês, Vila Cidade Jardim, Vila Santa Catarina, Recreio da Havaí, Conjunto Habitacional Humberto Popolo (Cohab 1), Convívio Parque Residencial, Jardim Palos Verdes, Parque dos Pinheiros, Jardim Reflorenda, Vila Longo, Conjunto Habitacional Francisco Blasi (Cohab 3), Jardim Aeroporto, Jardim Altos da Serra, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Mônica, Parque 24 de Maio, Portal das Brisas, Vila Santa Elizabeth, Residencial Cedro, Conjunto Habitacional José Lungo (Mutirão), Jardim Evelyn, Parque Santa Maria, Cascata da Marta, Demétria e Colônia Santa Maria.

Depois, pelo cronograma estabelecido, serão realizadas assembléias nas regiões Norte (7), Oeste (12), Leste (14) e Central (19). “Esses encontros são abertos a todos os moradores de cada região e servirão para explicar o funcionamento do OP e prestar contas das atividades da Prefeitura”, frisa Alves, ressaltando que ao final de cada assembleia serão eleitos os delegados de cada região.

A segunda etapa é composta pelo Fórum dos Delegados para Capacitação. Este é o momento em que os delegados eleitos serão capacitados para organizar e coordenar as assembléias setoriais. O processo avança para a terceira etapa com as Assembléias Intermediárias, com reuniões nos 25 setores da cidade organizadas pelos delegados e aberta ? população de cada setor. Nestas assembléias serão apresentadas as necessidades de cada bairro e votadas as cinco prioridades de cada setor.

A quarta etapa do OP contempla a Reunião com Delegados para formação de chapas de cada região para eleição dos Conselheiros. Na quinta etapa acontecem as Assembléias Deliberativas, que serão abertas a todo munícipe morador daquela região. Tem caráter deliberativo, onde os munícipes conhecerão as necessidades que foram levantadas em todos os setores para votação das cinco prioridades da sua região. Também é o momento da eleição dos conselheiros.

Para a sexta etapa está programada a Caravana da Cidadania. É o momento em que os técnicos da prefeitura, ao lado dos conselheiros eleitos em cada uma das cinco regiões, percorrerão a cidade para ver de perto as necessidades levantadas pela comunidade.

Na seqüência, a sétima etapa marca a reunião com os conselheiros para a elaboração do Plano de Investimento para 2012. Nesta reunião serão feitas as adequações dos recursos disponibilizados pela Prefeitura, utilizando critérios estabelecidos pelo Conselho. “O ciclo do OP se encerra com a oitava etapa que é a entrega formal ? Câmara Municipal do Plano de Investimento para 2012”, conclui Alves.

{n} Fotos: Valéria Cuter