João Cury receberá prêmio “Prefeito Amigo da Criança”

O prefeito João Cury Neto receberá o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq. A cerimônia de entrega está marcada para o dia 27 de junho na Câmara dos Deputados, em Brasília. Botucatu figura na seleta lista de 182 municípios de todo o Brasil que por meio de iniciativas exitosas melhoraram a vida de crianças e adolescentes no decorrer da gestão 2009/2012.

O Programa Prefeito Amigo da Criança tem como objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
O prefeito João Cury receberá o prêmio na categoria Reconhecimento Pleno por conta do município ter cumprido os prazos e critérios do Programa, promovido melhora nos indicadores, ampliado o diálogo, atuado de forma intersetorial e qualificado suas políticas em benefício de crianças e adolescentes.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Maria Della Coletta, nomeada articuladora municipal para o trabalho de levantar as informações e fornecer os dados ? comissão de avaliação do Programa, a confirmação do prêmio é o reconhecimento ao trabalho consistente que é realizado voltado a assegurar os direitos das crianças e adolescentes.

“Entre as ações que contaram a nosso favor estão a ampliação de vagas em creches, o repasse de recursos para entidades sócio-assistenciais, municipalização do programa de Liberdade Assistida, distribuição gratuita de uniformes e material escolar para estudantes da rede municipal de ensino. Tivemos um envolvimento grande das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e Fazenda e demonstramos que em Botucatu temos uma política articulada e qualificada e uma grande rede de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Com o prêmio, a Fundação Abrinq em capacitação para aprimorarmos ainda mais esse trabalho no município”, enfatiza.

Por conta de receber o prêmio na categoria Reconhecimento Pleno, Botucatu automaticamente se credencia para concorrer ao prêmio Destaque Nacional. Serão indicados de 5 a 10 municípios que além do cumprimento das atividades propostas nos prazos estabelecidos superaram as metas pactuadas e estruturaram ações e políticas em caráter permanente e estruturante.