João Cury faz balanço dos primeiros dois anos de seu governo

Cidade
João Cury faz balanço dos primeiros dois anos de seu governo 25 dezembro 2010

Construção do Fórum, Poupatempo, licitação para o transporte coletivo, Praça da Juventude, casas populares, hospital, Ilumina Botucatu, patrimônio da Fepasa, 10 novas creches, uniformes escolares gratuitos ? rede pública de ensino, renovação de contrato com a Sabesp. São essas algumas conquistas comemoradas pelo prefeito João Cury Neto nesses seus dois primeiros anos de governo.

Com um bom relacionamento com o governo federal como no estadual, assim como a Câmara Municipal onde teve todos os seus projetos aprovados Cury conseguiu fazer uma administração tranqüila. Para os dois próximos anos, Cury adianta que continuará investindo priorizando setores estratégicos da administração pública como infraestrutura, educação, saúde e segurança. Ele faz um levantamento desses dois primeiros anos no comando do executivo botucatuense

{n}Dois anos{/n}

No primeiro ano procuramos conhecer os setores prioritários do Município. Um período para reafirmar certezas, reformular algumas idéias e consolidar nosso plano de trabalho. Acredito que neste ano avançamos muito na questão da gestão. No modelo de trabalho que julgamos adequado para viabilizar, no tempo certo, os benefícios que a cidade precisa e merece. Nesse ponto, a criação da equipe de convênios foi extremamente importante. Hoje a prefeitura está capacitada para elaborar bons projetos, condição básica para quem deseja buscar recursos nos governos Federal e Estadual. E foi isso que nos permitiu buscar o maior volume de recursos extra-orçamentários da história da cidade. Esse trabalho nos levou a estabelecer um novo patamar nas relações com outras instâncias de governo. Acho que 2010 também ficará marcado como um ano em que conseguimos desatar vários “nós” que amarravam o desenvolvimento da Cidade. Podemos citar casos como da abertura da prefeitura na hora do almoço; a conquista do patrimônio da antiga Fepasa, do prédio do Fórum antigo, a renovação do contrato da Sabesp, a abertura da licitação do transporte coletivo, a abertura da nova ligação entre o Rio Bonito e Porto Said e o avanço na proposta da reforma administrativa. Foi um ano altamente positivo.

{n}Promessas de campanha{/n}

Tenho o costume de dizer que o bom governante valoriza e aproveita cada segundo. Por conta disso, em quase dois anos de governo, avançamos muito no cumprimento dos compromissos que assumimos com a população durante a campanha eleitoral. Continuamos fiéis ? quilo que pactuamos com a população. Na área habitacional, além de construirmos novas moradias, buscamos instrumentos para regularização de lotes irregulares como o Cidade Legal. Nessa primeira etapa a regularização vai beneficiar 499 famílias do Condomínio Verbena, Vila Ecológica Santa Rita, Condomínio Tarumã, Loteamento Aitiaia, Loteamento Jardim Vitória II e Loteamento Jaci Morgan. Na descentralização do serviço público implantamos as subprefeituras de Vitoriana, Rubião Júnior e agora César Neto. Na valorização do funcionalismo, o projeto da reforma administrativa está 99% definido e logo será apresentado. Também criamos o auxílio saúde para os aposentados e mantemos a política de recomposição gradual das perdas salariais, com aumentos superiores aos índices de inflação. Na área de segurança, duplicamos o efetivo e aparelhamos adequadamente a Guarda Civil Municipal, que hoje dispõe de novas tecnologias para monitoramento e patrulhamento que a fazem referência no Brasil. Na área da participação popular criamos a Ouvidoria e estamos perto de abrir a Casa dos Conselhos. Na educação estamos melhorando nossa rede escolar e criamos mais de 1.100 novas vagas em creche. No transporte coletivo abrimos o processo de licitação das linhas. Na saúde acabamos com a agonia das pessoas que tinham que ir até Laranjal Paulista para fazer exames, remodelamos o Pronto Socorro do Hospital Sorocabana, contratamos mais profissionais. Na área social, as ações da Secretaria de Assistência Social e do Fundo Social de Solidariedade deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser mais emancipatórias, por meio da qualificação e capacitação das pessoas que são atendidas. Também estamos muito perto de ver cumprida nossa promessa de trabalhar pela vinda de um shopping center para a cidade.

{n}Obras inacabadas{/n}

Nós não temos problema algum em dar continuidade as obras inacabadas do governo anterior. O salão do Asilo Padre Euclides é um exemplo. Recebemos um prédio para instalar o Pronto Socorro (PS), que estava uma porcaria. Nós acionamos a empreiteira que fez a obra e ela reconheceu os erros e fez os reparos necessários. Agora estamos conversando com a Unesp para fazermos uma administração compartilhada. Nós iremos inaugurar o PS, brevemente. Outra obra foi a que hoje aloja uma creche na região central da cidade, especificamente, na Rua General Teles, em frente ao cemitério. No governo Pedro Losi Neto foi iniciado a construção do velório e essa obra ficou parada durante oitos nos, porque o governo anterior do PT não quis acabar. Como o velório foi construído em outro prédio pela iniciativa privada, optamos em reformar o (prédio) inacabado em uma unidade educacional para atender crianças. O resultado está lá para quem quiser ver.

{n}Educação forte{/n}

Felizmente, avançamos muito na educação. Isso fez com que nossa nota no IDEB chegasse a 5,9, sendo que a meta para o Brasil é chegar a 6 apenas em 2021. Nesta área nossas ações, além de inovadoras, tiveram grande visibilidade. A Grande Arrancada, que lançamos em 2009, serviu para consolidar nosso entendimento de que aquilo que é público deve ser igual ou melhor do que é oferecido pelo setor privado. Temos como exemplos o apostilamento para nossas escolas, que usa material do mesmo grupo empresarial que fornece para os alunos do La Salle, tido como um dos melhores colégios da região. A instalação de um laboratório de ciências em cada sala de aula. E a distribuição, pela primeira vez, de 14 mil uniformes, de graça, para os alunos de nossas creches e escolas. Mais do que um bem material, a padronização do uniforme acabará com a distinção entre o aluno que pode comprar o tênis importado e aquele que vai para escola de chinelinho por falta de opção. E para 2011, nosso sonho é entregar material escolar (mochila, lápis, caneta, caderno, etc.) de graça para nossos alunos. No ano que vem também implantaremos o Programa Segundo Tempo, que beneficiará 4 mil estudantes com uma série de atividades no período em que eles não estão na escola. Também não podemos deixar de citar o fato de que em pouco menos de dois anos, abrimos dez novas creches, com cerca de 1.100 novas vagas. O governo passado, em oito anos, abriu apenas uma creche nova, com 80 vagas. Isso comprova que, para nós, educação, de fato, é uma prioridade.

{n}Casas populares {/n}

Talvez não tenhamos outra chance de reunir tanta gente em um único evento como no sorteio das 407 casas populares que construímos ao lado do Jardim Santa Mônica. Foi um momento emocionante e inesquecível para nosso governo. Foi um processo longo, mas feito com a mais absoluta transparência. Por isso fizemos questão de sorteio em praça pública. Nossa idéia era entregar as casas antes do Natal para que as famílias pudessem virar o ano de endereço novo. Mas infelizmente, o ritmo que precisa ser seguido fará com que isso só aconteça no começo de 2011. Mas não vamos parar por aí. Para colocar em prática as ações na área de habitação criamos o programa Nosso Sonho, que contempla não só a construção de novas moradias como também a regularização de loteamentos irregulares e obras clandestinas. Já temos confirmadas mais 150 casas pela CDHU, próximo ao Arlindo Durant, com promessa firme de outras duzentas. Também já lançamos outras 211 através do Programa Minha Casa Minha Vida, na região dos Comerciários. E há outros projetos para serem confirmados. Recentemente lancei o desafio, de até o final do mandato, atingir a marca de construir uma casa por dia, chegando a 1.460 unidades. E chegaremos lá.

{n}Avanços na Saúde{/n}

Quando assumimos, a saúde da cidade vivia um caos. Essa é uma área muito sensível, pois mexe com a vida das pessoas. E fazer saúde de qualidade demanda muitos recursos. Os graves problemas de recursos humanos haviam gerado certa desmotivação junto aos funcionários. Neste ano, resolvemos um problema muito sério que era a situação dos agentes de saúde, que no governo passado, foram contratados através da Adefib. A parceria que estabelecemos com a Fundação UNI foi fundamental para que isso acontecesse. E agora, uma grande parte deles veio para os quadros da Prefeitura, o que fez com que nós honrássemos um compromisso que havíamos firmado com eles durante a campanha eleitoral. Garantimos o emprego de mais de 200 pessoas. E também graças a ela podemos praticamente dobrar o número de médicos. Por conta disso tivemos que fazer um amplo diagnóstico para depois elaborar a montagem do plano de trabalho e definir a dotação orçamentária capaz de viabilizar os projetos. Agora chegou a hora de executá-los. Para 2011, reservamos mais de R$ 7 milhões em recursos próprios para novos investimentos. Vamos construir novas unidades de saúde, reformar e ampliar outras já existentes. Conseguimos junto ao Governo Federal, através do PAC da Saúde, a construção de mais cinco unidades na região dos Comerciários, Jardim Reflorenda, Real Park, Parque dos Pinheiros e Jardim Santa Mônica, onde construímos o novo conjunto do Minha Casa Minha Vida. Também colocaremos em funcionamento o SAMU. Além disso, vamos viabilizar grandes equipamentos que farão de Botucatu uma referência em saúde. Teremos o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), o Centro de Recuperação de Dependentes Químicos, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro e o novo Hospital Estadual, com 70 leitos. Há cinqüenta anos Botucatu não constrói um novo hospital e agora ganhará um grande complexo para atendimento 100% SUS. E em 2011, assim que definirmos a questão da gestão com o pessoal da Unesp vamos inaugurar o Pronto Socorro Municipal, cumprindo o compromisso de concluir todas as obras iniciadas anteriormente. Não podemos perder de vista a situação em que se encontrava a saúde antes de assumirmos. Precisamos enaltecer o trabalho desenvolvido pelos funcionários da Prefeitura e da Fundação UNI, que contribuíram para importantes avanços nesse setor. Podemos citar a ampliação das equipes de atenção básica; a adequação e funcionamento regular do Pronto Socorro do Hospital Sorocabana, a estabilidade institucional e trabalhista nos serviços básicos de saúde e o estabelecimento de sólidas relações de parceria com a Unesp e com outras instituições de saúde. Temos muito a fazer para melhorar, mas estamos no caminho certo.

{n}Geração de empregos {/n}

O prefeito, o vereador, os secretários devem ter a geração de emprego como verdadeira obsessão. É o trabalho que liberta, que emancipa e dá dignidade ao cidadão. Esse é um foco permanente de nosso governo. Por isso, em 2011, vamos colocar em prática o Programa Todos pelo Emprego, um conjunto de ações com foco no desenvolvimento local para a geração de trabalho e renda para nossa gente. Vamos investir pesado na busca de novas empresas, na geração de novos postos de trabalho e na qualificação profissional. Criaremos as condições para que Botucatu se consolide como um pólo de atração de novos investimentos. E o Parque Tecnológico, que já estamos construindo, será um dos nossos trunfos. Outro fato a comemorar é a realização do sonho da cidade de finalmente poder contar com um shopping center. Criamos as condições necessárias e lançamos na prefeitura o projeto que o José Henrique Faraldo e a equipe da AD Shopping estão viabilizando na região da Castelinho. Serão cerca de 1.500 empregos diretos e outros três mil indiretos.

{n}Esporte em alta{/n}

Além de muito competente, o Professor Pereira é um mestre na arte do relacionamento. E foi necessário pouco tempo para que ele se sentisse em casa. Ele é o grande responsável por conduzir uma mudança de mentalidade no esporte de Botucatu. Mais do que investir em eventos, precisamos olhar para a infra-estrutura esportiva existente na cidade. E pensando nisso é que todas as praças esportivas da Prefeitura passam por um processo de revitalização. Isso inclui o ginásio municipal, o Estádio João Roberto Pilan (Inca), o campo de futebol de Rubião Júnior e a área esportiva de Vitoriana. Por intermédio do Pereira viabilizamos a construção da Praça da Juventude, na região da Cohab 1 e o Programa Segundo Tempo. Até a gestão passada, haviam apenas três convênios firmados com entidades ligadas ao esporte. Nesse ano passamos para oito e em 2011 saltaremos para dez. A parceria com clubes, que antes praticamente se limitava ? Associação Atlética Botucatuense, também foi estendida para a Ferroviária e agora também caminha para contemplar o Botucatu Tênis Clube. O futebol feminino foi remodelado, atendendo as exigências da lei e conta com apoio de patrocinadores como o COC, a Unimed e a Resiplan. Nossas escolinhas hoje oferecem aulas gratuitas de capoeira, dança de salão, futsal, ginástica, ginástica rítmica, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, tai chi chuan e voleibol. E o apoio dado ao esporte se reflete nos resultados, como nos Jogos Regionais, onde em 2010 conquistamos o terceiro lugar na classificação geral, ficando atrás apenas de potências como Piracicaba e São Carlos.

{n}Sistema viário {/n}

Hoje, Botucatu paga pela falta de planejamento no passado. Não temos vias expressas que possam organizar o fluxo de veículos e que facilitem a ligação entre os extremos da cidade. Melhorar nosso sistema viário é um desafio que a prefeitura não tem condição de enfrentar sozinha, apenas com recursos próprios. Dependemos de verbas extra-orçamentárias que venham do Governo Federal ou Estadual. Ouvimos falar das marginais há cem anos. Mas nada foi feito de concreto e hoje nossa realidade torna o projeto extremamente caro. A solução mais econômica, factível e com menor impacto ambiental para melhoria do nosso sistema viário é investir na ligação entre bairros. Vamos asfaltar a Avenida Perimetral, que ligará a Marechal Rondon ? Rodovia Alcides Soares. Entre nossas prioridades estão as ligações Vila São Luiz/Vila Antártica, Rubião/Castelinho, do Lavapés com a Vila Jardim e Jardim Paraíso/Jardim Cristina. Nessa última já foi definida a empresa que vai elaborar o projeto executivo que apontará o local onde será construído o viaduto e quanto ele custará. Estamos aguardando a ordem de serviço por parte do Ministério dos Transportes. A expectativa é que a entrega do projeto aconteça no segundo semestre de 2011. Nessa empreitada contamos com total apoio do deputado Milton Monti.

{n}Planos para infraestrutura{/n}

Em 2010, asfaltamos quase 50 mil metros quadrados de ruas. Também recapeamos mais de 80 mil metros quadrados, executamos obras de galerias e recuperamos diversas pontes, beneficiando principalmente a zona rural, que sofreu demais com as chuvas de 2009. Outra obra importantíssima que só foi viabilizada por conta da renovação de contrato que fizemos com a Sabesp, é o hidroanel. Um investimento de R$ 13 milhões que vai colocar fim ao problema de falta d´água em algumas regiões da cidade, sobretudo no setor norte. Para 2011 nossa meta é investir, pelo menos, R$ 13 milhões nessa área. Estamos finalizando com a Secretaria de Obras e a Secretaria de Descentralização e Participação Comunitária a definição dos locais que serão atendidos.

{n}Ilumina Botucatu{/n}

Com o Programa Ilumina Botucatu, as principais ruas e avenidas da cidade serão beneficiadas com a implantação de um novo sistema que vai proporcionar mais luminosidade, mais economia e segurança para a população. Assinamos um convênio com a CPFL no valor de R$ 1,8 milhão, que permitirá esses investimentos. O programa contempla a troca de lâmpadas no entorno de todas as escolas públicas municipais e estaduais, das principais rodovias, avenidas e ruas da cidade. Esse trabalho já foi iniciado na Avenida José Pedretti Netto, próximo a Sabesp. Foram trocadas as lâmpadas amarelas pelas brancas, de vapor metálico e utilizados braços duplos. O ganho de luminosidade é enorme. A próxima região contemplada será o Largo da Catedral, onde teremos fiação subterrânea e braços em forma de veleiro, muito bonitos. Dependemos apenas de uma autorização do Condephaat para dar início ? s obras. A linha branca vai beneficiar também o Viaduto Bento Natel, Ruas Major Matheus, Campos Salles e Visconde do Rio Branco, Avenidas Vital Brazil, Dom Lúcio, Santana, Floriano Peixoto, Leonardo Villas Boas, Dante Delmanto e a ligação ao novo Fórum. A linha amarela, com lâmpadas de vapor de sódio, contempla a iluminação das rodovias João Hipólito Martins, Domingos Sartori, Antonio Butignolli, Gastão Dal Farra e o entorno de 35 escolas. Finalizando, serão substituídos 1.180 pontos de iluminação de Vapor de Mercúrio para Sódio, principalmente na região periférica da cidade, nos distritos e zona rural.

{n}Rua Amando de Barros {/n}

A questão da revitalização da Rua Amando precisa ser tratada objetivamente. O arquiteto Rodrigo Michelin desenvolveu um belo projeto arquitetônico, mas é preciso mais do que isso. E sem projeto executivo as coisas ficam apenas no campo da possibilidade, da boa intenção. Com o aval de comerciantes e proprietários de imóveis da Amando, na última audiência pública realizada na Câmara, assumimos o compromisso de elaborar esse projeto executivo. E reafirmamos o compromisso que assumimos da prefeitura garantir dois terços do valor da obra enquanto o restante virá dos locadores e locatários. Temos todo interesse em revitalizar a Rua Amando de Barros, bem como melhorar as condições de outros corredores comerciais da cidade. Quanto a questão de estacionamento, vamos investir na implantação de parquímetros a fim de garantir a rotatividade dos veículos. Também buscaremos alternativas que estimulem a criação de novos estacionamentos particulares.

{n}Meio ambiente{/n}

É cada vez maior o interesse das pessoas pelas questões ambientais. As crianças, os adolescentes e os jovens de hoje são muito conscientes e valorizam as ações que são empreendidas nessa área. Isso faz crescer nossa responsabilidade em oferecer uma cidade sustentável não apenas do ponto de vista social e econômico, mas também ambiental. Nesse sentido, a Escola do Meio Ambiente tem desempenhado um papel fantástico na formação das futuras gerações. Uma ação inovadora do nosso governo foi garantir 1% do faturamento da Sabesp para viabilizar o chamado PSA (Pagamento por Serviço Ambiental). Conseguimos viabilizar R$ 2 milhões para a construção de um Hospital Veterinário para Animais Selvagens, na Unesp e pouco mais de R$ 1 milhão para investir no Parque Natural Cachoeira da Marta. Nossa Guarda Civil Municipal criou a Patrulha Ambiental e também temos feito estudos para reconformação do aterro sanitário. Para 2011 estão programados grandes investimentos no Parque Municipal do Jardim Paraíso e daremos prosseguimento ao grande plano de arborização da cidade.

{n}Àrea cultural{/n}

Nessa área também avançaremos muito a partir do projeto que cria as chamadas Organizações Sociais. Nosso objetivo é investir em parcerias que garantam a potencialização das ações. Temos um calendário rico e diversificado que proporciona as mais diferentes atividades durante todo o ano. Uma das grandes novidades para 2011 serão os Pontos de Cultura. No início teremos seis deles funcionando na cidade, desenvolvendo projetos muito relevantes. A prefeitura investirá R$ 500 mil nesse projeto e o mesmo valor será desembolsado pelo Governo Federal. Também temos planos de executar um amplo projeto de reforma e ampliação do Espaço Cultural, a fim de garantir mais funcionalidade e conforto na sua utilização. Essa obra contempla a destinação de uma sede definitiva para o Museu Histórico. Dentro dessa perspectiva ele deverá ser reaberto ? visitação em 2012. Mas talvez nosso grande desafio seja levar as atividades culturais para os bairros e vamos investir nisso também.

{n}Planos ? juventude{/n}

Assim como fizemos com a Assessoria em Políticas de Promoção da Igualdade e Assessoria Especial em Acessibilidade e Inclusão Social, para 2011 vamos implantar uma assessoria específica para cuidar das políticas voltadas para a juventude. Mas nosso governo já realiza gestos concretos como a construção da Praça da Juventude e o aumento de 100 para 330 vagas para estágio na prefeitura. Aquilo que recebem por mês ajuda os estagiários a pagarem a mensalidade da faculdade. Estamos iniciando os estudos na tentativa de viabilizar uma ajuda financeira aos botucatuenses que viajam para estudar, por exemplo, em Avaré e Bauru. E para o próximo ano, uma das grandes novidades será a criação da Casa da Juventude, um espaço com total infra-estrutura para desenvolver as políticas específicas, ações e programas voltados especificamente para os jovens.

{n}Praças públicas{/n}

Botucatu de fato é carente de espaços de convivência, onde a população possa se encontrar e desfrutar de momento de lazer. Temos trabalhado para atender essa necessidade da população. Já revitalizamos espaços importantes como as praças Getúlio Vargas (próxima ao Terminal Rodoviário) e dos Abolicionistas (setor norte). Em fase final de construção estão duas grandes praças: a Isaltino Pereira, no Jardim Paraíso, que será um dos cartões-postais da cidade e a Egídio Vizotto, na Cohab 6, com equipamentos e espaços específicos para crianças, jovens e idosos. O Ginásio Municipal de Esportes está ganhando uma academia ao ar livre e para 2011 teremos novidades nas praças Alexandre Fleming, Padre Bento, Nossa Senhora de Fátima, Isabel Arruda, Emílio Peduti (Bosque) e Dom Luiz Maria de Santana (Catedral).

{n}Mensagem {/n}

Em 2010 conquistamos recursos extra-orçamentários muito importantes, como os quase R$ 40 milhões do PAC para desenvolvimento de projetos de drenagem urbana. Isso não é obra do acaso, mas fruto de muito trabalho. Não esperamos as coisas acontecerem, vamos em busca delas. Por isso que temos conseguido verbas em Brasília e em São Paulo. A população pode esperar por um 2011 cheio de realizações, em todas as áreas, transformando em realidade todos os projetos que conseguimos elaborar. Botucatu vive um momento maravilhoso e isso não acontece por conta do João, mas pela qualidade de sua gente. Desejo a todas e a todos um Santo Natal e que o Ano Novo seja de muita paz e progresso para todos nós.

Fonte: A Gazeta de Botucatu
Fotos: Arquivo Acontece Botucatu

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento