Jardim Paraíso comemora inauguração da Praça Isaltino Pereira

Na noite deste sábado (26), pessoas ligadas aos mais diferentes setores da sociedade botucatuense marcaram presença na solenidade oficial de entrega da Praça Isaltino Pereira, aos moradores Jardim Paraíso. O local foi alvo de polêmica em razão do corte de árvores de eucaliptos que desagradou a comunidade daquela região no ano passado. Em razão disso, o prefeito João Cury se reuniu com os moradores e assumiu o compromisso de construir uma praça nova e moderna.

O evento contou com atrações musicais como as apresentações da Corporação ‘Damião Pinheiro Machado’, hip hop e coral da Igreja Presbiteriana do Jardim Paraíso. Também marcaram presença ao evento o neto do homenageado Nelson Pereira que fez um discurso de agradecimento e o tataraneto Nilton Pereira.

Ao invés de eucaliptos foram plantadas árvores de várias espécies (Palmeira, Baba de Boi, Ipê Cascudo Amarelo, Ipê Roxo, Aroeira Mansa, Manacá da Serra, Embaúba Prateada, Eritrina Candelabro, Ipê Branco, Pinheiro do Paraná, Primavera, Flor de São João, Margaridão, Bela Emília, Cambará e Escova de Macaco). Os canteiros receberam flores e uma área de 730 metros recebeu grama esmeralda.

“Para que as árvores, gramas e flores cresçam saudáveis e fortes o local recebeu grande quantidade de adubo”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente Cynthia Zanotto Salvador, que acompanhou todo processo de construção da praça.

Lembra que, além das árvores e flores, a praça conta com espelho d’água de 15 metros de diâmetro, piso articulado, instalação elétrica com lâmpadas led, acesso para pessoas com deficiência e amplo paisagismo. Nas bordas, contornando toda a praça, existe uma espécie de barreira dois de metros, com jardim, para garantir mais segurança aos usuários do local.

Também foram executadas obras com a finalidade de melhorar as condições de captação da água da chuva e a novidade são as canaletas que possuem um desenho diferente. “Elas seguem um movimento orgânico como os rios e contém pedras para a melhor absorção da água”, explica Cynthia Salvador, lembrando que para conter as águas das chuvas foram colocados em todos os acessos da praça “copos” de provas de concreto, bem como na parte superior junto ? s guias entre a Avenida Camillo Mazzoni e a Rua Antonio Álvaro de Campos.

A Secretaria Municipal de Transporte (Semutran) também trabalhou ao redor da Praça Isaltino Pereira no serviço de pintura de solo nas Avenidas Raphael Laurindo e Camillo Mazzoni. “Colocamos sinalização vertical de advertência, regulamentação de velocidade, canalização de fluxos, pintura de faixas de pedestre ao redor da rotatória e instalado um dispositivo de redução de velocidade”, enumerou o secretário Vicente Ferraudo.

Para o prefeito João Cury Neto a entrega da praça ficará marcada na sua administração. “Desde que assumimos, nossa principal prioridade foi proporcionar melhor qualidade de vida ? população. Essa praça que estamos entregando hoje (sábado) aos moradores do Jardim Paraíso é um exemplo disso. Ela tem a finalidade principal de criar espaços de convivência onde as pessoas possam viver em harmonia construindo uma sociedade mais justa e moderna”, disse Cury. “O que nos interessa é o povo e é por ele que governamos”, complementou o prefeito.

Fotos: David Devidé / Macaru