Janela de coletivo se solta durante trajeto; empresa apresenta vídeo em que usuário puxa alavanca

Cidade
Janela de coletivo se solta durante trajeto; empresa apresenta vídeo em que usuário puxa alavanca 20 dezembro 2016

Na manhã desta terça-feira, 20, a redação do Acontece Botucatu recebeu fotos de uma janela que se soltou durante percurso de um coletivo da empresa São Dimas, que fazia a linha Cohab-Vila Paulista. O incidente aconteceu na rua Dr. Guimarães, na vila Antártica. “Ficamos assustados, porque imagina se tivesse alguém ao lado do ônibus e fosse atingido pela janela. O ônibus estava em movimento”, disse uma passageira que presenciou o momento da queda da janela.

A reportagem do portal Acontece Botucatu procurou a empresa São Dimas. O gerente Jonilton de Oliveira explicou que a janela em questão se trata de uma saída de emergência do veículo, utilizada em casos de acidente. Para isso há uma alavanca que solta a janela para evacuação dos passageiros. O gerente apresentou um vídeo, que não foi liberado para divulgação, onde um homem se apoia na janela, puxa essa alavanca e desce do ônibus. segundos depois de sair do ponto, a janela se desprende e cai.

“Nós não queremos acreditar que isso foi um ato intencional, porque poderia causar um acidente muito grave, seria uma irresponsabilidade desse usuário, já que a janela poderia ter acertado alguém na rua. Imaginamos que ele tenha se apoiado na alavanca sem querer, mas mesmo assim, o vídeo que comprova essa atitude foi encaminhada ao nosso jurídico, que irá tomar as providências. Com as imagens é possível, inclusive, identificar a pessoa”, disse Jonilton à reportagem.

Ainda durante a manhã, o veículo foi reparado na garagem da empresa, que fica na Dante Delmanto. “Pedi para os funcionários checarem todas as travas das alavancas e qualquer alteração deverá ser corrigida ainda hoje”, finalizou o gerente.

O Acontece Botucatu falou também com o Secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Fumis. Ele confirmou que a equipe de fiscalização teve acesso ao vídeo e que não se trata de uma situação de mau uso da empresa, portanto, nesse caso não cabe penalização. “Nosso fiscal viu as imagens e comprovou que um usuário mexeu na alavanca da janela de emergência. Cabe agora saber se foi proposital, e se isso for confirmado, é inconcebível uma pessoa ter uma atitude dessa, já que o próprio nome diz, é um “coletivo”, de uso de toda a população e isso acaba prejudicando os usuários”, disse Fumis.

 

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento